Sobral recebe mais de R$ 30 milhões em investimentos pela SCidades

25 de janeiro de 2017 - 17:41

Nesta quarta-feira (25), o Secretário das Cidades, Lucio Gomes, assinou seis Ordens de Serviço, totalizando R$ 32,5 milhões, em benefícios para Sobral. O evento movimentou o popular Becco do Cotovelo durante a manhã.

Estiveram presentes na cerimônia, o Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o deputado federal Leônidas Cristino, o Secretário Adjunto Quintino Vieira, o Superintendente do Detran, Igor Ponte, e o Presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, além de secretários municipais e vereadores de Sobral.

Cinco ações, que somam aproximadamente R$ 31,05 milhões, serão realizadas por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Cidades do Ceará II, da Secretaria das Cidades em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão direcionadas a execução de obras de mobilidade e urbanização, além de ações referente ao modelo de gestão da Central de Tratamento de Resíduos e fortalecimento da gestão fiscal e tributária do município.

IMG 9898Também foi assinado a ordem de serviço referente à construção de passarela com 45 metros de extensão, para facilitar o acesso do Alto do Cristo à Estação Dom José, no valor de R$ 1.497.000,00, por meio do Detran, vinculado à SCidades.

Durante o evento, o secretário Lucio Gomes destacou a importância dos investimentos que estão sendo aplicados no município. O secretário das Cidades ressaltou as obras e programas em andamento pela Secretaria em Sobral. Esses investimentos, realizados de maneira direta, por convênio com a Prefeitura Municipal, ou por meio das suas vinculadas, somam um total de cerca de R$ 36 milhões.

Ordens de serviços

1) Assinatura da ordem de serviço para início da elaboração do Modelo de Gestão da futura Central de Tratamento de Resíduos da região, que está sendo licitada, e beneficiará 14 municípios. O modelo de gestão da CTR, a ser implantada em Sobral, contempla a regionalização e o consorciamento dos municípios, visando à otimização dos investimentos e a redução dos impactos da disposição inadequada dos resíduos sólidos no meio ambiente, além da inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis – investimento de R$ 1,6 milhão;

2) Autorização para início da obra de duplicação da Avenida Ermírio de Moraes, que conta com recurso da ordem de R$ 9 milhões e possui prazo de execução para o final de 2017. A obra, que inclui ciclovia, iluminação e calçadas, irá melhorar a trafegabilidade dos veículos na região e otimizar o fluxo de carros na avenida, que dá acesso à cidade;

3) Execução da Avenida Perimetral – Trecho II. Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a obra possui uma extensão de 6,62 km, que iniciará na intersecção com a CE-440, no acesso às cidades de Meruoca e Alcântaras, e segue até a BR-222, depois do acesso ao distrito de Jordão. A intervenção possui investimentos de cerca de R$ 12 milhões, com previsão de entrega até março de 2018;WhatsApp Image 2017-01-25 at 5.46.19 PM

4) Instalação de 432 postes de iluminação pública em estilo colonial, com recursos da ordem de R$ 650,7 mil, o que proporcionará melhorias na paisagem urbana do Centro Histórico de Sobral;

5) Construção de passarela com 45 metros de extensão, para facilitar o acesso do Alto do Cristo à Estação Dom José, no valor de R$ 1. 497. 000,00. Duração prevista de quatro meses;

6) Assinatura de contrato para Fortalecimento da Gestão Fiscal e Tributária de Sobral, que disponibilizará instrumentos de planejamento para permitir o gerenciamento dos tributos municipais, em especial o IPTU, envolvendo recursos da ordem de R$ 7,8 milhões, para execução em 18 meses.

VLT de Sobral

Na ocasiao o secretário Lucio Gomes anunciou que, brevemente, os usuários do VLT de Sobral poderão comprar passagens mais baratas. Isso porque a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, responsável pela operação do equipamento, está implantando um sistema
WhatsApp Image 2017-01-25 at 5.33.01 PM de descontos na tarifa do VLT sobralense. A medida vai beneficiar, principalmente, aquelas pessoas que usam o serviço rotineiramente – para trabalhar, por exemplo. Mas os usuários esporádicos também poderão usufruir da medida.

Os passageiros terão descontos progressivos ao comprar mais de uma passagem, de uma só vez. Os descontos serão aplicados na aquisição de pacotes. Os usuários poderão optar pelas opções de duas, 12, 26 ou 52 passagens. Quanto maior o pacote, maior o desconto.

Outra novidade no VLT de Sobral é o início da operação com bilhetagem eletrônica, prevista para funcionar em conjunto com os pacotes de passagens. Com a bilhetagem eletrônica será usado um cartão magnético, e as passagens serão vendidas e usadas em forma de crédito digital dentro do cartão.

Visitas

Após a cerimônia, o secretário Lucio Gomes, o deputado federal Leônidas Cristino, o Secretário Adjunto das Cidades, Quintino Vieira, o Superintendente do Detran, Igor Ponte, e o Presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, visitaram o início das obras de duplicação da Avenida Ermírio de Moraes e o trecho II onde estão sendo executadas as obras da Avenida Perimetral.