SCidades participa de evento sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos na ARCE

30 de janeiro de 2017 - 14:13

O coordenador de Saneamento da Secretaria das Cidades, Alceu Galvão, participou nesta segunda-feira, 30, do evento sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos: Regulação e Prestação, promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

Durante o encontro, Alceu Galvão tratou da temática Consórcios Cidades, onde destacou as ações exitosas da secretaria e os projetos da SCidades na área de consórcios municipais. O Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, tem incentivado os municípios cearenses para a formação de consórcios para a gestão de resíduos sólidos como uma alternativa que possibilita a redução de custo.

Atualmente, o estado possui 26 consórcios formalizados, sendo os de Sobral (Comderes) e os Comares de Limoeiro do Norte e Cascavel os mais avançados em sua estruturação.

Outras ações

No final do ano, a Secretaria das Cidades fechou parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) para que este possa apoiar ações de educação ambiental nos municípios que compõe o Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares) – Unidade Cascavel. O consórcio já possui atualmente apoio e assessoria técnica da SCidades.

Também no âmbito dos consórcios, a secretaria em reunião tratou, em Sobral, sobre o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região de Sobral, que envolve 14 municípios. A reunião teve o objetivo de tratar sobre o andamento das metas definidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi assinado no mês de setembro de 2016 pelos municípios integrantes do consórcio. Dentre as ações, estão a abertura de edital para a implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que vai até o dia 31 de janeiro. Também foram abordados a definição de modelo de gestão do consórcio e o andamento do trabalho de reciclagem na região.