Secretaria das Cidades participa de Seminário sobre Práticas Participativas no Estado

9 de fevereiro de 2017 - 13:18

Nesta quinta-feira (9), o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, participou do Seminário sobre os Casos Estudados e a Avaliação sobre as Práticas Participativas adotadas no Governo do Estado do Ceará. O evento foi promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e contou com a participação de gestores de diversas secretarias do Estado.

Além do titular da SCidades, esteve também no evento, o secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades, Kico Lopes, da Secretaria.

Durante o encontro, o Consórcio IADH&Delos apresentou aos participantes um pesquisa sobre experiências nacionais e internacionais de gestão participativa e o mapeamento e análise das práticas participativas atualmente existentes no Governo do Estado. O consórcio foi contratado para apoiar o Fortalecimento da Participação Cidadã no Planejamento e Monitoramento das Políticas, Planos e Projetos no Governo do Estado do Ceará.

Para Jesualdo Farias, fomentar o debate sobre a participação da sociedade dentro dos governos é uma tendência da modernidade, uma prática cada vez mais consolidada no mundo e que precisa ser fortalecida no Governo. “Discutir sobre participação popular é fundamental para abrir espaço para a sociedade atuar no Governo com boas ideias e de maneira cidadã. Porém, também é importante que os três poderes garantam mecanismos eficientes, que incentivem essa participação, e que tal prática se torne uma política de Governo”, afirma.

PFoR

O evento fez parte das ações do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR).

Realizado através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial no valor de US$350 milhões. A proposta do Projeto PforR Ceará é continuar avançando nos principais indicadores sociais do SWAp I e II, para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Estado do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas.