Coleta seletiva e inclusão de catadores é pauta de reunião na SCidades

22 de fevereiro de 2017 - 15:58

A Secretaria das Cidades reuniu-se, nesta terça-feira (21), com o Instituto Consciência, para definir os métodos de execução do Projeto Coleta Seletiva e Inclusão de Catadores em três consórcios de resíduos sólidos que envolvem 29 municípios do Estado. Durante a reunião, foram discutidas a abordagem e os formulários que irão ser aplicados para que seja realizado um diagnóstico da cadeia de reciclagem nos municípios.

O objetivo do projeto é compreender a realidade a partir da dinâmica socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis em relação à qualidade de vida, acesso à políticas públicas e inserção destes no sistema de gestão de resíduos, mesmo que informalmente. A partir do diagnóstico, as informações deverão ser sistematizadas em mapas que permitam o rápido acesso às informações, além de possibilitar a análise e o planejamento de políticas públicas para o setor.

2catadoresreunião  Para o desenvolvimento do projeto, as prefeituras vão designar técnicos para fornecer informações e acompanhar os trabalhos de pesquisa de campo, reuniões e audiências.

O projeto Coleta Seletiva e Inclusão de Catadores foi desenvolvido pela SCidades, através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe e da Coordenadoria de Saneamento, e tem previsão de execução de 4 meses.

Consórcios contemplados pelo projeto:

O Consórcio Municipal de Aterro de Resíduo de Limoeiro do Norte (COMARES-UL) é formado por Limoeiro do Norte (sede), Alto Santo, Ererê, Iracema, Morada Nova, Palhano, Quixeré, S. João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Russas e Potiretama.

O Consórcio Municipal de Aterro de Resíduos de Jaguaribe (COMARES-UJ) é formado por Jaguaribara (sede), Jaguaretama, Jaguaribe e Pereiro.

O Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS) da Região Metropolitana de Sobral tem como integrantes os seguintes municípios: Sobral (sede), Forquilha, Groaíras, Cariré, Graça, Alcântaras, Frexeirinha, Coreaú, Moraújo, Massapê, Santana do Acaraú, Meruoca, Pacujá e Senador Sá.