Secretaria das Cidades e Banco Mundial avaliam ações do Projeto Cidades do Ceará

17 de março de 2017 - 17:00

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, recebeu o analista da área ambiental do Banco Mundial, Paul Procee, para a reunião de fechamento do Projeto Cidades do Ceará. Participaram da reunião, o secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, o secretário executivo da SCidades, Ronaldo Borges e técnicos da pasta.

No encontro foram tratados os seguintes temas:
I- Conclusão das obras da Avenida do Contorno.
II- Status atual e conclusão das atividades de reassentamento do Seminário e da Avenida do Contorno
III- Conclusão e início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto no Crato
IV- Ampliação da rede de esgoto do bairro Seminário
V- Coleta e envio de dados
VI- Envio do plano de manutenção do Georparque pelas prefeituras e outras organizações.

Nesta fase de conclusão, a SCidades presta contas junto ao Banco Mundial onde é realizada a avaliação de desempenho, onde técnicos da pasta enviam relatórios para analisar os impactos das ações da secretaria na Região do Cariri. De acordo com o titular da Secretaria das Cidades, Jesualdo Farias, o saldo da reunião foi positivo. “Mostramos para o Banco Mundial que as obras realizadas  por meio da nossa parceria estão praticamente todas concluídas. Acompanhamos todas as pendências da missão do banco realizada mês passado e agora vamos dialogar com as prefeituras da região, em especial Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, para que elas adequem as leis de uso e ocupação do solo para a nova realidade a partir da implantação dessas obras. Também é necessário que as prefeituras façam um trabalho social com a população beneficiada para dar a ela um maior entendimento dos benefícios que foram alcançados, bem como realizem ações de conscientização das famílias para a realização de ligações de suas casas à rede de esgoto”.      

Na próxima etapa, um especialista em reassentamento do Banco Mundial virá ao Ceará para acompanhar a finalização do processo de reassentamento coordenado pela SCidades.