Metrô de Fortaleza inicia treinamento de novos funcionários

28 de março de 2017 - 10:48

A seleção pública temporária para o Metrô de Fortaleza entra em sua fase final, em que os selecionados participam de treinamento ministrado pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. No total, são ofertadas 148 vagas, para as quais serão aprovados aqueles que obtiverem os melhores resultados nesta última etapa da seleção. O treinamento terá duração de aproximadamente um mês, com conteúdo prático e teórico, em aulas ministradas no período de 8h às 17h.

Até o dia 28 de abril, serão repassados conteúdos como segurança e circulação dos trens, sistemas de sinalização, processo de licenciamento de trens, abordagem e controle de circulação, atendimento ao público, ética profissional, primeiros socorros e brigada de incêndio, apresentação dos Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) e Trens de Unidade Elétrica (TUEs) utilizados nas linhas metroviárias, além de outros conteúdos necessários para o bom desempenho das funções.

Serão contratados novos profissionais em seis categorias: auxiliar Operacional Manobrador, Assistente Operacional Agente de Estação, Assistente Operacional Administrativo, Assistente Condutor, Assistente Controlador de Movimento e Técnico em Segurança do Trabalho. Eles chegarão ao Metrô de Fortaleza em um momento de importantes melhorias no sistema e atuarão na Linha Sul e no VLT Parangaba-Mucuripe.

Atualmente, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza passa por investimentos que resultarão em melhores serviços prestados à população. Além da contratação de novos profissionais, os investimentos compreendem a implantação de sistemas eletrônicos que automatizarão seu funcionamento e permitirão – ao final da implantação – a redução do intervalo entre os trens e uma nova ampliação do horário de funcionamento.

​No ano passado, a Linha Sul concluiu a implantação do sistema de telecomunicações e recebeu os equipamentos do sistema de bilhetagem eletrônica. De janeiro a dezembro, houve um aumento de 17% no número de usuários. No começo de 2017, a linha teve ampliação no seu horário de funcionamento, iniciando a operação mais cedo – a partir das 5h30. Já o VLT Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de operação experimental e prepara-se para começar a receber passageiros gratuitamente, em operação assistida, ainda no primeiro semestre de 2017, no trecho 2 do projeto, entre as estações Borges de Melo e Parangaba.