Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguram a Areninha do Grande Bom Jardim

9 de maio de 2017 - 09:20

O equipamento faz parte de um convênio que contempla a reforma de quatro areninhas, que já foram todas concluídas (bairros Barroso, Ayrton Senna, José Walter e Granja Lisboa)

20170508182157  MG 1518 webOs moradores do bairro Granja Lisboa, na região do Grande Bom Jardim, contam agora com um espaço de esporte e lazer, com  grande impacto social. O governador Camilo Santana, juntamente com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, inauguraram na noite desta segunda-feira (8) a Areninha Luiz de Bastos Assis, a 22° da capital cearense. O equipamento teve investimento de R$ 1,7 milhão, sendo R$ 1.184.733, 71 do Estado e R$ 545.666,21 de contrapartida do município.

170508 ARENINHA BOM JARDIM MG 9864 WEB“É uma alegria estar aqui, mais uma vez inaugurando um dos melhores empreendimentos que o prefeito tem feito em Fortaleza. Quando vemos que há pouco tempo ele estava aqui dando a ordem de seviço, muitos não acreditavam que a obra não ia sair, e hoje estamos aqui. Esse campo não deixa a desejar em nada em comparação com qualquer um do mundo. Eu sei que um dos principais problemas é a insegurança. Temos investido em policiamento, mas é preciso trabalhar a prevenção, ocupando os espaços públicos e dando oportunidade para os jovens. Esse projeto é tão bom que vamos levar ele para cidades do interior. Já autorizados a construção de mais 30 Areninhas”, disse o governador.

20170508181718  MG 1483 webO equipamento recebeu grama sintética, novas redes de proteção, alambrado, iluminação, arquibancadas, depósito, vestiários, acessibilidade e paisagismo. O entorno do campo também foi requalificado e ganhou iluminação pública com luz branca, parque infantil e bancos, transformando-se em uma área recreativa para diversas atividades.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, agradeceu ao chefe do Executivo pela parceria no projeto. “Obrigado a toda a parceira do Governo do Ceará, não só em relação às Areninhas, pois todas as demandas que recorremos ao governador, ele sempre esteve disposto a ajudar.  Essa Areninha tem não só os recursos do Estado, mas tem o seu DNA, pois o Camilo acreditou no projeto e fez questão que o bairro fosse contemplado com o equipamento. Antes aqui tudo era lama. Pegamos um campo mal utilizado e transformamos numa área de orgulho e auto-estima”, disse.

Viabilizado através da Secretaria das Cidades, o equipamento faz parte de um convênio que contempla a reforma de quatro areninhas, que já foram todas concluídas (bairros Barroso, Ayrton Senna, José Walter e Granja Lisboa). O valor global é de R$7.302.906,59, com aporte estadual de R$ 5.000.000,00 por parte do Estado.

Estiveram também presentes na solenidade o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; o secretário executivo das Cidades, Ronaldo Borges, o secretário municipal de Esporte, Ricardo Sousa; o secretário da Regional V, Ronaldo Nogueira; e os vereadores Didi Mangueira, Marcelo Lemos, Ézio Feitoza, Plácido Filho, Michel Lins, Renan Colares, Bá e Osmar Ribeiro.

Projeto Areninhas

20170508181931  MG 1499 webO projeto Areninhas está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. Para isso, nas novas Areninhas também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel).

Além do novo equipamento, outras 21 Areninhas já foram inauguradas e entregues à população. São elas: Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Genibaú (Campo do Sevilha), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio São João, Barra do Ceará (Campo do Grêmio), Rodolfo Teófilo (Campo do Novo Ideal), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana) e Planalto Ayrton Senna.

08.05.2017

Fotos: Carlos Gibaja e Tiago Stille / Governo do Ceará