SCidades realiza seminário internacional sobre resíduos da construção civil

17 de maio de 2017 - 18:12

Debates sobre aplicações e práticas de utilização de resíduos da construção civil (RCC) em pavimentos, formaram o fio condutor do “Seminário Internacional de Resíduos da Construção Civil”, que aconteceu nesta quarta-feira (17), no auditório da Seplag, em Fortaleza.

O encontro é uma realização da Secretaria das Cidades, através da Coordenadoria de Saneamento, em parceria com a Universidade de Lisboa e a Universidade Federal do Ceará (UFC), e teve como objetivo fomentar a utilização de materiais recicláveis, oriundos de resíduos da construção civil em obra de pavimentação. O evento reúne nomes nacionais e internacionais dessa área.

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, oficializou a abertura da programação. Pra ele, o seminário é importante para o intercâmbio de conhecimento e experiências tão significativas para a melhoria das práticas na área da construção civil, especificamente de pavimentos.

Para o professor da Universidade Federal do Ceará, Ronaldo Stefanutti, o seminário traz uma reflexão do que está acontecendo atualmente na Europa com relação a sua aplicabilidade e legislação, comparando com a legislação estadual e municipal do Ceará. “A expectativa é que ao final do seminário, nós possamos sair com orientações para que se mude as políticas estaduais, especificamente, e as municipais com relação ao uso de RCC, pois é muito importante a participação dos municípios para que haja a incorporação do uso de resíduos da construção civil obrigatoriamente nas suas obras de pavimentação”, destacou.

O Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará – Vales do Jaguaribe e do Acaraú, que é coordenado pela SCidades, vai implantar duas centrais de tratamento de resíduos (CTR) unidades de reciclagem de resíduos da construção civil nos municípios de Sobral e Limoeiro do Norte, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde estas CTRs possuirão uma unidade específica para a reciclagem dos RCC.

De acordo com o coordenador da Saneamento da pasta, Alceu Galvão, “A iniciativa é necessária, pois com a construção das centrais de tratamento de resíduos pelo Estado, aumenta a necessidade de promover a utilização de resíduos da construção civil dos pavimentos no estado e nos municípios”, justificou.

DSC06463Um dos palestrantes do seminário, Rui Cunha, professor da Universidade de Lisboa, destacou a importância do encontro como uma oportunidade única de reunir gestores públicos municipais e estaduais, acadêmicos, autarquias, empresas privadas, empreiteiros e sociedade civil para discutir um tema, que embora dependa da ação do poder público, necessita ter como parceiros o restante da sociedade. “É um grande prazer fazer parte desse encontro para discutir vários eixos desse assunto e lançar novos desafios para desenvolver políticas públicas que permitam melhorar este setor”, ressaltou o professor.

Ainda como parte da programação, foram discutidos temas importantes acerca da legislação e normas técnicas em vigor (nacional, estadual e municipal), a obrigação e os limites na visão do Ministério Público para a aplicação do RCC processado em obras públicas, bem como propostas para o uso de resíduos da construção civil pelo setor público no estado do Ceará. O debate continua nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções, do município de Sobral.

Veja as Apresentações clicando AQUI