Situação hídrica do Ceará é tema da 29ª reunião do Conselho Estadual das Cidades

22 de junho de 2017 - 13:21

Nesta sexta-feira (23), o Conselho Estadual das Cidades (Concidades) realiza a sua 29ª reunião ordinária. O encontro, que acontece na Secretaria das Cidades, vai tratar diversos temas de interesse da população cearense, dentre eles, será discutida a situação hídrica do Estado. O Concidades será presidido pelo secretário das Cidades, Jesualdo de Farias, e terá a presença dos conselheiros do Concidades, de representantes da Funceme, Cogerh, Cagece e Semace.

O secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades, Francisco das Chagas Lopes da Silva, destaca a importância dos debates no Concidades. “Temos um conselho que democraticamente discute alternativas para a política urbana no Ceará e nesta reunião, vamos discutir uma problemática que hoje é uma preocupação de cada cidadão que vive no nosso estado, que é a crise hídrica. Temos o Concidades como um fórum de discussão de políticas urbanas, e temos a preocupação constante de tratar assuntos relacionados à esta política, seja a situação hídrica, de transporte ou habitação”.

Na ocasião, será apresentado pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, um estudo sobre a estiagem e a crise hídrica no Ceará, com destaque para municípios integrantes do semiárido. Também vai haver a apresentação do assessor da presidência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh),Gianni Peixoto de Lima, sobre as ações emergenciais contra a seca, com foco no abastecimento hídrico do Estado.

Outro tema abordado no Concidades será a palestra “Impacto da Energia Eólica na região de Itapipoca até Acaraú” realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Durante o dia, acontecem reuniões com os Comitês Técnicos do Concidades de Habitação, Saneamento, Mobilidade e Transporte e Desenvolvimento Urbano, sobre o planejamento e o plano de ações do comitê.

Ao final do encontro, será feito um balanço da reunião, definidos encaminhamentos, assim como feitas sugestões de pauta para o próximo encontro do Concidades.

Conselho Estadual das Cidades

Criado pela Lei nº 14558, de 21 de dezembro de 2009, o Conselho Estadual das Cidades – CONCIDADES/CE é um importante instrumento de gestão democrática da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano e Integração Regional.  É um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura da Secretaria das Cidades, para a formulação e implementação das políticas de gestão do solo urbano, de habitação, de saneamento ambiental, e de mobilidade e transporte urbano

O Concidades é formado por membros da Sociedade Civi; Poder Público Federal, Estadual e Municipal; representantes dos movimentos sociais e populares;  representantes de entidades de trabalhadores; representantes de entidades empresariais; representantes de entidades profissionais,acadêmicas e de pesquisa; representantes de Organizações não-Governamentais.

29ª Reunião do Conselho Estadual das Cidades
Data: