Conselho Estadual das Cidades discute crise hídrica do Ceará em 29ª reunião

23 de junho de 2017 - 18:52

O Conselho Estadual das Cidades (Concidades) realizou, nesta sexta-feira (23), na Secretaria das Cidades, a sua 29ª reunião ordinária. A situação hídrica foi uma das pautas tratadas no evento, que também abordou outros diversos temas de interesse da população cearense. O Concidades foi presidido pelo secretário das Cidades, Jesualdo Farias, e teve a presença dos conselheiros do Concidades, de representantes da Funceme, Cogerh, Cagece e Semace.

palestraconcidades1Na ocasião, Margareth Benício, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apresentou estudo sobre a estiagem e a crise hídrica no Ceará, com destaque para municípios integrantes do semiárido. Em seguida, o assistente da diretoria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Bruno Rebouças, junto com o Diretor de Unidade de Negócio do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Hélder Cortez, realizou palestra sobre as ações emergenciais contra a seca, com foco no abastecimento hídrico do Estado.

Outro tema abordado no Concidades foi a palestra “Impacto da Energia Eólica na região de Itapipoca até Acaraú” realizada por José Wilker de Freitas Sales, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Durante a tarde, aconteceram reuniões com os Comitês Técnicos do Concidades de Habitação, Saneamento, Mobilidade e Transporte e Desenvolvimento Urbano, sobre o planejamento e o plano de ações dos comitês.

Para o secretário executivo do Concidades, Francisco das Chagas Lopes da Silva, a reunião foi produtiva para que os membros do Conselhos pudessem conhecer a situação do Estado, e a partir daí discutir as políticas que podem ser implementadas para melhorar o quadro. “Foi muito importante conhecer como está a situação hídrica do estado com os órgão que cuidam diretamente disso para nos informar a real situação dos nossos municípios. E a perspectiva de chuva, tudo indica que não é muito certa. É importante estarmos conscientes para que cada um de nós como cidadão procure economizar o máximo possível”, reflete Francisco Lopes.

Segundo o conselheiro estadual do Concidades, José da Silva Sousa, o tema tratado na reunião foi muito importante para o Concidades. “O tema é interessante. Estamos aqui para tratar das Políticas Públicas que estão aflingindo principalmente as pessoas que moram no interior do Estado do Ceará”, disse José.

O deputado estadual Sérgio Aguiar destacou que o encontro do Concidades sobre a situação hídrica trata-se de um tema muito importante para o Estado. “O abastecimento de água é fundamental para que a gente consiga ter a oportunidade de fazer com que haja uma segurança para as populações. […] O Concidades traz esse tema como um dos mais importantes da atualidade”.

Ao final do evento, os membros do Concidades discutiram sobre o papel e a atuação do Conselho, e ficou definida que a pauta da próxima reunião, prevista para o mês de agosto de 2017, vai tratar sobre os projetos da Secretaria das Cidades e de que forma o Conselho pode atuar nestes projetos.

Conselho Estadual das Cidades

Criado pela Lei nº 14558, de 21 de dezembro de 2009, o Conselho Estadual das Cidades – CONCIDADES/CE é um importante instrumento de gestão democrática da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano e Integração Regional. É um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura da Secretaria das Cidades, para a formulação e implementação das políticas de gestão do solo urbano, de habitação, de saneamento ambiental, e de mobilidade e transporte urbano

O Concidades é formado por membros da Sociedade Civi; Poder Público Federal, Estadual e Municipal; representantes dos movimentos sociais e populares; representantes de entidades de trabalhadores; representantes de entidades empresariais; representantes de entidades profissionais,acadêmicas e de pesquisa; representantes de Organizações não-Governamentais.