Secretário Jesualdo Farias recebe Medalha João Otávio Lobo

4 de julho de 2017 - 15:09

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, foi condecorado na noite desta segunda-feira (3), com a Medalha do Mérito Parlamentar João Otávio Lobo. A comenda foi entregue pela autora do requerimento, Deputada e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, Fernanda Pessoa. A cerimônia aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará.

A medalha João Otávio Lobo é concedida anualmente a educadores ou instituições educacionais que conquistaram maior projeção no Estado. O reconhecimento proposto pela parlamentar foi em razão ao trabalho do professor Jesualdo, enquanto reitor, no processo de interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a criação de quatro Campi: Sobral, Quixadá, Crateús e Russas.

O secretário Jesualdo Farias agradeceu honraria e lembrou a trajetória do patrono da comenda. Confira o discurso na íntegra:

DSC06924“É com muita satisfação e extremamente honrado que compareço, aqui, cercado de amigos, para receber a Medalha do Mérito Parlamentar João Otávio Lobo. Ao tomar nas mãos essa distinção, outorgada pela Assembleia Legislativa do Ceará, me volto para o patrono da comenda, o ilustre cearense, foi Presidente desta casa em 1930. Nasceu em Santa Quitéria em 1893, e faleceu em Fortaleza em 1962. Doutor em Medicina, especializou-se em Tisiologia. Depois de formado, empreendeu uma longa viagem de estudos para a Alemanha, tornando-se uma sumidade nesse ramo da Medicina. Foi Diretor da Faculdade de Direito do Ceará, Criador-Diretor do Sanatório de Cajazeiras, em Messejana; Diretor da Saúde Pública; Vice-presidente do Estado; Membro da Academia Cearense de Letras; Secretário do Interior e da Justiça, durante a Interventoria do Coronel Machado Lopes (nomeado) e em 1946 assumiu interinamente o Governo do Estado do Ceará. Em face de suas faculdades verbais, foi escolhido como Patrono da Cadeira n° 30 da Academia Cearense de Retórico – ACERE.

A Medalha me faz, também, lançar um olhar para aqueles que me precederam na galeria dos homenageados, todos eles figuras do maior relevo na vida profissional e no cenário da educação cearense. São Instituições de Ensino e Professores que emprestam brilho ao nosso Estado e que, ao serem agraciados nos anos anteriores, transmitiram à Medalha João Otávio Lobo um significado especial. Esta é uma das comendas dos que trouxeram contribuições reais para o desenvolvimento do Ceará e que ajudaram a torná-lo um referencial de excelência na educação, em nosso País. Por isso, me envaidece vivamente receber essa distinção, que, a partir de hoje, se agrega aos troféus mais preciosos e às lembranças mais marcantes de minha trajetória pelas sendas da Gestão Pública e do Ensino Superior. São personagens que, assim como o Dr. João Otávio Lobo, em sua grande maioria de origem humilde, cada um em seu tempo, não se deixaram abater pelas dificuldades e se lançaram aos desafios para, através da educação, transformar para melhor as suas vidas e a vida dos cearenses. Referencio todos eles no nome do amigo, Professor e que também foi um combatente membro desta casa, Prof. Artur Bruno. Nesta Galeria, com muita humildade, me incluo a partir de hoje!

Quero neste momento externar meus agradecimentos aos meus pais que desde cedo compreenderam a importância do investimento na educação dos seus sete filhos, mesmo em momentos de dificuldade financeira. Quero agradecer a minha companheira de mais de 30 anos, Helana Farias, que sempre esteve ao meu lado nesta difícil caminhada de militante das causas sociais. Agradeço a Deputada Fernanda Pessoa, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, pela autoria do requerimento que nos trouxe aqui nesta noite memorável. No seu nome agradeço a todos os Deputados e Deputadas Estaduais do Ceará.

Ao externar minha gratidão, a todos, pela homenagem, manifesto a convicção de que a Medalha João Otávio Lobo se transforma, este ano, em uma distinção coletiva. Ela vem realçar o esforço de todos aqueles, que, na Universidade Federal do Ceará, se têm desdobrado no sentido de prover os recursos humanos e as condições físicas necessárias para a expansão e a consolidação do Ensino Superior público federal em nosso Estado. Os avanços obtidos, com a criação dos campi de Russas e Crateús, com a consolidação e a expansão dos campi de Sobral e de Quixadá, com a criação da UNILAB e com a transformação do Campus da UFC no Cariri na Universidade Federal do Cariri, foram uma obra coletiva, na qual se investiram talentos e muita abnegação.

Agradeço aos Reitores que me antecederam (especialmente Prof. Roberto Cláudio, René Barreira, Luis Carlos Uchôa Saunders e Ícaro Moreira e, de forma muito especial, a meu Vice-Reior Prof. Henry de Holanda Campos). Agradeço também aos meus Pró-Reitores, Secretários, Demais assessores, Diretores de Unidades Acadêmicas, Chefes de Departamentos e Coordenadores de Cursos. Todos contribuíram com a expansão e a interiorização da educação superior pública federal em nosso Estado e ajudaram a transformar a UFC em uma das maiores e mais importantes Universidades do país. A mais procurada por todos os jovens brasileiros no processo seletivo do Enem/SiSu.

Agradeço a cada um dos professores, professoras, servidores técnico-administrativos e estudantes dessa grande universidade, pelo apoio recebido no meu reitorado e pela dedicação incansável às pautas da educação pública em nosso país. Aos meus colegas do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem: Hélio Miranda, Marcelo Motta, Cleiton Carvalho e Willys Aguiar, o meu mais profundo agradecimento. Vocês conseguiram consolidar um grande projeto, de alcance internacional, que muito orgulha a UFC e a todos os cearenses. Agradeço, em especial, a nossa bancada no Congresso Nacional (Deputados presentes no nome do Dep. Danilo Forte) e as Prefeituras Municipais envolvidas no processo de expansão da educação superior pública federal em nosso Estado.

Não podemos esquecer a determinação do Presidente Lula e da Presidente Dilma Roussef, em reconhecer a importância da expansão da educação superior em nosso país (especialmente nas regiões norte e nordeste). Sem Lula e Dilma nada disso teria acontecido. Continuaríamos hoje condenados a podar os sonhos de milhares de jovens, principalmente do interior, ou a exportar outros tantos para as Universidades do Sul e Sudeste por falta de oportunidades em nosso Estado. Continuaríamos condenados a não sonhar com o desenvolvimento regional sustentável a partir da inteligência que hoje habita todas as regiões do Ceará. Ao Presidente Lula e a Presidente Dilma, o meu mais profundo reconhecimento.

Queridos amigos profissionais da educação, presentes nesta solenidade, nas nossas mentes e mãos encontram-se os caminhos para devolver ao país a esperança e a credibilidade perdidas nos últimos anos. Precisamos redobrar os esforços para formar cidadãos cada vez mais comprometidos com as causas sociais, para formar uma nova geração de mulheres e homens públicos que labutem em defesa do povo sofrido deste país. Não é possível aceitar em silêncio, tantos retrocessos, nem tampouco a perpetração de práticas seculares que transformaram o Brasil em um dos países mais desiguais do mundo. Aqui, os 10% mais ricos concentram cerca de 2/3 de toda a renda do país. Só através da educação e do conhecimento será possível reverter este quadro e assim, devolver a esperança e alimentar sonhos para as futuras gerações.

Minhas Senhoras e meus Senhores, é hora de renovarmos compromissos, porque a construção de uma educação includente e de qualidade é uma obra permanentemente inacabada. Há sempre o que aprimorar, há sempre o que expandir. Na Secretaria das Cidades do Governo do Estado, queremos seguir apoiando o fortalecimento do Ensino Superior público e privado, e o fazendo em grande estilo, implantando projetos e infraestrutura de apoio às universidades, ajudando a ampliar os laços entre o Governo do Estado e as Universidades e instituições de ensino superior. Ações que certamente trarão a marca vitoriosa da política do Ensino Superior público e privado do nosso Estado nas últimas décadas, traduzida pela qualidade e pelo compromisso com a democratização do acesso, com a inclusão e a redução das desigualdades sociais. Este é um compromisso inalienável do nosso Governador Camilo Santana. Percebe-se que, aqui, no Ceará, a educação em todos os níveis segue, a passos largos, esta trajetória transformadora. Trabalhemos, em ritmo acelerado, porque o Ceará tem pressa. O Brasil tem pressa!

Há toda uma realidade social a ser mudada, uma vez que a consciência humanista, que orienta todos nós que lidamos com a causa da educação, não admite, em pleno Século Vinte-e-Um, o cenário de miséria e injustiça que ainda se expõe aos nossos olhos, no Ceará, no Nordeste e em todo o País. Esta consciência humanista também não se conforma com o já citado tenebroso cenário atual que retrata a mais profunda crise política e econômica da nossa história. Não podemos calar diante de ameaças frequentes à democracia, ao estado de direito e as conquistas sociais em nosso país. A Universidade, assim como todas as instituições de ensino, tem uma enorme responsabilidade no enfrentamento desse quadro. Aqui no Ceará, porém, ao nos determos naquilo que acontece na educação infantil, no ensino básico, no ensino de graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão, nos setores púbico e privado, temos a nítida percepção de que estamos fazendo a nossa parte. Muito obrigado a todos”.

DSC06920  DSC06937