Integrantes da SCidades e do Consórcio de Resíduos Sólidos da Região de Sobral discutem parcerias com instituições

4 de agosto de 2017 - 16:07

O secretário executivo do Consórcio para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), Joselito Silveira, e técnicos da Secretaria das Cidades participaram de reunião com a Embrapa, a Autarquia Municipal do Meio Ambiente (Amma) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), nesta quinta-feira (03). O encontro aconteceu na sede do IFCE no município de Sobral e teve o objetivo de discutir a formação de parcerias para os projetos do consórcio, que recebem apoio técnico e financeiro da SCidades.

Durante a reunião, o técnico da Secretaria das Cidades, André Sarmanho, apresentou o projeto da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que vai ser construído em Sobral para atender os 14 municípios do CGIRS. O investimento é de R$ 39.721.718,60, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo R$ 7.944.343,72 de contrapartida do Estado.

Na ocasião, também foram discutidas parcerias com os representantes dos órgãos e empresa presentes para a cooperação técnica, pesquisa e busca de tecnologias para serem utilizadas nos projetos do consórcio. O próximo passo é a realização de uma nova reunião com propostas para o desenvolvimento das parcerias.

Os municípios do CGIRS-RMS são: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Santana do Acaraú, Senador Sá e Sobral.

Melissa Campos
Assessoria de Comunicação da SCidades