Fortaleza: Governo do Ceará beneficia 1.488 famílias com moradias no Jangurussu

14 de agosto de 2017 - 16:52

A população beneficiada é oriunda do entorno dos rios Maranguapinho e Cocó, áreas que atualmente estão sendo urbanizadas

A primeira etapa do residencial José Euclides Ferreira Gomes, localizado no bairro Jangurussu, foi entregue nesta segunda-feira (14) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, em companhia do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do secretário das Cidades, Jesualdo Farias, e do vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Sousa. O equipamento vai acolher, inicialmente, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), 1.488 famílias oriundas do entorno dos rios Maranguapinho e Cocó, áreas de impacto que atualmente recebem projetos de urbanização da Secretaria das Cidades.

Ainda neste ano, outras 1.504 famílias também serão contempladas com unidades habitacionais do residencial. “Este empreendimento está bem localizado, com toda a infraestrutura necessária”, analisou  o governador durante a cerimônia.

residencial2Até agora, dentro do Plano Estadual de Habitação, mais de 40 mil unidades já foram entregues, somando as unidades da faixa 1 (que atende famílias com renda de até R$ 1.800 por mês), do SUB-50 (municípios com população de até 50 mil habitantes) e  do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR). Em todo o Estado, já foram contratadas mais de 60 mil unidades. “Só da parceria entre a prefeitura de Fortaleza e o Estado são mais de 30 mil apartamentos. É a maior quantidade de unidades já construídas”, calculou Santana.

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, destacou o empenho dos agentes envolvidos na política de habitação. “Agradeço o empenho de todos nessa tarefa difícil de estruturar, de organizar, de construir tantos sonhos para as pessoas que buscam uma moradia digna”, afirmou.

O prefeito Roberto Cláudio lembrou, ainda, que outros residenciais estão sendo levantados na região, como o Luiz Gonzaga (1.750 unidades) e o Alameda (cerca de 5 mil unidades). “Temos areninha, Escola de Tempo Integral, creches, posto de saúde, a duplicação da principal via de acesso – a avenida Valparaíso. Governo e Prefeitura fizeram chegar, juntos, uma infraestrutura em paralelo (à construção do residencial)”, disse o gestor municipal.

Atualmente, o Governo do Ceará tem em andamento a construção de 18 empreendimentos na faixa 1 do PMCMV – são mais de 17.311 unidades, sendo 13.168 na Capital. No primeiro semestre deste ano, foram entregues 840 apartamentos dos residenciais Riacho Verde I e II (Siqueira), Nossa Senhora do Livramento (Trairi) e Águas de Jaçanã (Maracanaú).

Segundo Nelson Sousa, a Caixa Econômica Federal assegura os investimentos para todas as obras contratadas. “Os recursos financeiros estão garantidos; estão todos contabilizados e todas as obras em andamento serão concluídas, tanto do faixa 1, como em outras”, garantiu.

Mais acessibilidade

acessibilidaadeRonaldo Pereira, de 28 anos, não vê a hora de fazer a mudança para o novo lar. Com deficiência física, ele lembra de como era o deslocamento na antiga morada, às margens do Cocó, próximo ao Castelão. “A casa fica perto de um rio. Quando tem enchente, alaga. A estrada só tinha buraco e pedra. Aqui (no Jangurussu), é ótimo”, comparou Ronaldo, que testou as rampas de acessibilidade durante a entrega da casa.

Mãe de Ronaldo, a dona de casa Antônia Ilma, de 56, sorri ao ver a nova casa. E não esconde a pressa pelo sossego: “A minha casa tá quase caindo na cabeça. Estou ansiosa pra vir pra cá. Já posso dizer que venho pro céu”.

José Euclides Ferreira Gomes Júnior

5 José Euclides Ferreira Gomes nomeia o residencial entregue pelo governador Camilo Santana nesta segunda-feira (14). Defensor público, José Euclides foi prefeito do município de Sobral entre os anos de 1977 e 1982. Pai de Ciro e Cid Gomes, ambos ex-governadores do Ceará, e de Lia, Ivo (atual prefeito de Sobral) e Lúcio Gomes (atual secretário da Infraestrutura do Estado), José Euclides Ferreira Gomes Júnior faleceu em junho de 1996, aos 78 anos.

Corte no Bolsa Família

Durante a entrega das unidades habitacionais, o governador Camilo Santana se pronunciou sobre o corte de 41.691 famílias do programa Bolsa Família – a maior redução de contemplados da história do programa. “Para mim, isso é um crime. Quem deve pagar a conta da má administração do País não são os mais pobres, mais humildes. E infelizmente é o que está acontecendo, ainda mais quando o desemprego aumentou, quando a situação econômica está complicada”, disse. Os estados brasileiros sofrem cortes contínuos desde março último. Nesse período, o Ceará já soma 70 mil famílias retiradas do Bolsa Família.

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará