Pires Ferreira, Reriutaba e Varjota deverão aderir consórcio de resíduos sólidos de Sobral

17 de agosto de 2017 - 09:46

Os municípios de Pires Ferreira, Reriutaba e Varjota deverão aderir ao Consórcio para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). Foi o que informou o coordenador de saneamento da Secretaria das Cidades, Alceu Galvão, que esteve reunido no município sobralense com representantes dos referidos municípios, nesta quarta-feira (16). “A perspectiva é que, pelo menos, dois desses municípios entrem e façam adesão ao projeto”, disse o gestor.

A reunião discutiu a metodologia da integração ao CGIRS-RMS e finalizou com balanço positivo. Ainda na pauta, os municípios se comprometeram, junto ao Governo do Estado, a buscar recursos para a construção de uma estação de transbordo, que não está prevista no projeto original. Os próximos passos ocorrerão com a participação dos municípios e seus respectivos prefeitos, em assembleia geral, a ser realizada no dia 23 de agosto, na sede da Prefeitura Municipal de Sobral.

De acordo com a Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da SCidades, as vantagens de se ter os municípios aliados ao projeto são: ter uma agregação de uma maior população que será beneficiada; fechamento consequentemente de lixões; benefícios para a saúde pública e para o programa Cidades Polo, que agrega de maneira positiva a região metropolitana de Sobral.

O encontro contou com a participação de duas promotoras do Ministério Público de Sobral. A reunião também marcou a inauguração da sede do consórcio, localizada no endereço: rua Geraldo Rangel, 285 (no aeroporto).

TAC

Em um segundo momento nesta quarta-feira (16), técnicos da SCidades se reuniram no período da tarde, na sede do Ministério Público do Estado em Sobral, para apresentar aos promotores o andamento das metas do Termo de Ajustamento de Conduta para o consórcio. Estiveram representadas 10 das 14 comarcas da região.

O intuito do TAC é fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos na região sobralense e estabelecer compromissos e cronogramas, de curto, médio e longo prazo, para cada prefeitura pertencente ao consórcio e para o próprio consórcio.

file4

Ana Luzia Brito