Cariri: Governo do Ceará entrega ciclovia que une os municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha

21 de agosto de 2017 - 08:45

Com extensão de 17 quilômetros, o corredor é o maior do interior do Ceará. O equipamento vai beneficiar cerca de 457 mil caririenses

O governador do Ceará, Camilo Santana, participou, neste sábado (19), do percurso de inauguração da ciclovia Crajubar, que liga os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri. Junto a centenas de moradores da região, o chefe do Executivo pedalou os cerca de 17 km do equipamento que une as três cidades. A extensão da ciclovia é a maior do interior do Ceará e a segunda maior do Estado, ficando atrás somente de equipamentos de Fortaleza.

“Já existia a ciclofaixa (no mesmo trecho) aos domingos. Ela vai continuar. A ciclovia é mais um espaço de mobilidade para a população do Cariri”, argumentou Camilo Santana. “É um equipamento para crianças, jovens, idosos; para todas as idades. A população vai poder pedalar com mais segurança”, continuou.

A ciclovia possui faixas nos dois sentidos: são sete quilômetros ao longo da Avenida Padre Cícero (Crato – Juazeiro) e dez quilômetros pela avenida Leão Sampaio (Juazeiro – Barbalha). O corredor, reivindicação de mais de 14 movimentos de ciclistas da região, teve investimento da ordem de R$ 3 milhões e vai beneficiar mais de 457 mil caririenses.

O governador enfatiza, ainda, que a ciclovia não é somente para lazer. “Trabalhadores que quiserem se deslocar para outras cidades poderão, agora, utilizar as bicicletas. E vai servir de estímulo para (a prática de) atividade saudável”, disse.

Para o titular da Secretaria das Cidades, pasta responsável pela obra, Jesualdo Farias, a ciclovia representa modernidade, “no ponto de vista de uma melhor mobilidade urbana”. “Temos percebido que tem se intensificado o uso da bicicleta como veículo para o cotidiano e para o uso esportivo. E este empreendimento vem atender a essas duas vertentes”, concluiu.

 

Agilidade e segurança

170819 CICLOVIA CRAJUBAR DP27586 WEBPedalando com frequência há mais de um ano, a agente administrativa Nágila Sampaio, 38, afirmou que o equipamento é “uma das melhores obras para a região, principalmente para os esportistas”. “Com a ciclovia, ficou perfeito. Rapidinho a gente chega no Crato, em Barbalha”, enfatizou Nágila, que pedala às quartas-feiras na companhia de cerca de outros 40 ciclistas.

170819 CICLOVIA CRAJUBAR DP04720 WEBO agente de endemias Adrião Carvalho, de 50 anos, participa de um dos movimentos que reivindicaram o corredor para ciclistas. Utilizando a ciclovia na inauguração, ele conta que o equipamento “foi um investimento correto para a região”. “Foi uma luta, a gente pedindo, reivindicando. O Governo do Ceará realmente viu essa necessidade”, sorriu o juazeirense. “Além de melhorar a saúde, podemos andar com segurança”, acrescentou.

No fim do percurso, o governandor Camilo Santana sorteou sete bicicletas para os moradores da região. Armando Silva, de 20 anos, foi um dos ganhadores. Estudante de uma unidade de Ensino para Jovens e Adultos, em Juazeiro do Norte, ele não conteve as lágrimas ao receber o equipamento. “Eu pedia uma bicicleta emprestada para fazer as trilhas, junto com outros ciclistas. Estou com muita alegria”, emocionou-se.

Participaram do momento de entrega, também, os prefeitos Arnon Bezerra (Juazeiro) e José Ailton Brasil (Crato).

 

19.08.2017

Caio Faheina
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Nívia Uchôa e Davi Pinheiro / Governo do Ceará