Detran e Sindicatos dos CFCs realizam seminário de atualização de instrutores

22 de agosto de 2017 - 14:20

O Detran e o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Ceará, o Sindcfcs-CE realizam neste sábado (dia 26), o I Seminário de Atualização de Condutores e o Novo Sistema de Exame de Direção com o uso de Telemetria e Videomonitoramento, no auditório principal do Detran. Os instrutores dos CFCs  ou Autoescolas terão a oportunidade de atualizar seu conhecimento durante cinco horas, cuja dinâmica será divida em dois módulos: o teórico, das 9h às 11h30m; e o prático, das 12h às 14h.

O seminário deste sábado é destinado aos instrutores dos CFCs da Região Metropolitana de Fortaleza, que já se inscreveram. Mais dois seminários serão realizados para contemplar as outras regiões do Estado.

A dinâmica teórica contará com a abordagem dos seguintes temas: a aplicação da Resolução 358, que trata da habilitação provisória para quem obtém a primeira carteira de motorista. Quem é aprovado no exame prático de direção, última exame do processo de habilitação para dirigir veículo motorizado, recebe a Permissão Para Dirigir, a PPD, que tem validade de 12 meses, em cujo período o condutor não pode cometer nenhuma infração gravíssima e grave. A legislação permite que o novo motorista só possa cometer uma infração leve e uma média. E nenhuma outra.

Ainda no auditório principal do Detran, serão abordados os temas da ética e as relações profissionais no o serviço público; o comportamento ética na atividade humana, para que o convívio social seja respeitoso; e a motivação para o Detran do Ceará implantar o novo
sistema de exame de direção, utilizando a tecnologia da informação como aliada do servidor examinador do processo.

Na parte prática, os instrutores verão como funciona o sistema, quais os sensores que estão instalados no veículo; a função das câmaras de TV (são quatro ano todo, duas no interior do veículo e outra na parte externa); o gravador de áudio; e o registro no tablet, em substituição à anotação manuscrita.

Proximamente, o seminário será realizado em Sobral e Juazeiro do Norte, reunindo os instrutores das autoescolas que estão instaladas nas regiões próximas dos respectivos municípios. No Ceará, estão atuando 400 autoescolas, das quais 160 na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, as entidades reúnem 2.700m instrutores, que são os formadores de novos motoristas.