Bilhete Único Metropolitano chega a 62 mil passageiros cadastrados

23 de agosto de 2017 - 14:10

O Bilhete Único Metropolitano, que vem sendo utilizado pelos moradores de 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, alcançou mais de 62 mil passageiros cadastrados. A estimativa era de que 60 mil pessoas se cadastrassem.

Os 2 mil a mais significam uma resposta positiva dos moradores da Região para esse benefício que permite uma economia mensal de R$ 120,00 por mês, para quem fizer a integração do ônibus metropolitano
com o ônibus urbano de Fortaleza e vice-versa. Durante os quase 14 meses de sua utilização, mais de 5,5 milhões de viagens já foram realizadas.

Lançado em junho de 2016 pelo governador Camilo Santana, o programa Bilhete Único Metropolitano é o cumprimento de uma promessa de campanha. Dessa forma, o Governo do Estado, por intermédio da  Secretaria das Cidades e do Detran, órgão responsável pelo gerenciamento e fiscalização do sistema de transporte intermunicipal rodoviário de passageiros, implementou o benefício para facilitar o deslocamento de quem trabalha, estuda e e promover a integração entre familiares e amigos. O investimento é de mais de R$ 3,8 milhões de recursos próprios do Tesouro Estadual.

O passageiro que faz a integração da linha de ônibus metropolitano com a linha de ônibus urbano de Fortaleza, e vice-versa, tem uma economia diária de R$ 4,00, nos dois trechos, ida e volta. O desconto só se efetiva quando a integração é concretizada.

O cadastramento continua sendo feito em pontos de atendimento em Caucaia (Praça Fausto Dário Sales ou Praça da Câmara Municipal), em Maracanaú (na área externa do North Shopping) e em Fortaleza nos seguintes pontos: Praça José de Alencar, Terminal de Antônio Bezerra, terminal de Parangaba e no Vapt-Vupt de Messejana.

Os 14 municípios que tem seus passageiros beneficiados são os seguintes: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante, além de Fortaleza.

Para ter direito ao desconto, o interessado deve fazer o cadastro nos postos fixos das 8h às 17h, mediante entrega dos seguintes documentos (original e cópia): Identidade, CPF e comprovante de endereço. O cartão é entregue no mesmo local onde o passageiro se cadastrou.

Além da unidade móvel, existem sete pontos de cadastramento, onde os moradores dos 14 municípios podem fazer o seu cadastro: cinco em Fortaleza (Praça José de Alencar, terminais de Parangaba e Antônio
Bezerra, Vapt-Vupt de Messejana e sede do Sindiônibus; um em Maracanaú (North Shopping) e um em Caucaia (Praça Fausto Dário Sales).

23.08.2017
GERÊNCIA DO NÚCLEO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE