SCidades participa de assembleia sobre pautas do Consórcio de Resíduos Sólidos de Sobral

24 de agosto de 2017 - 16:22

A assembleia do Consórcio para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (Cgirs-RMS) reuniu prefeitos e vice-prefeitos dos municípios do consórcio, representantes da Secretaria das Cidades e o consultor da empresa RPG, nesta quarta-feira (23), no município de Sobral. Um dos assuntos tratados na reunião foi a inclusão de três municípios no Cgirs-RMS. Também foram discutidas as metas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e o andamento das obras da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que está sendo construída em Sobral.

Durante a assembleia, representantes dos municípios de Varjota, Pires Ferreira e Reriutaba assumiram o compromisso de integrar o consórcio. Na ocasião, ficou determinado que as minutas dos anteprojetos de leis sobre as inclusões dos municípios serão enviadas para a aprovação nas Câmaras Municipais. Na reunião também foi tratado o andamento das metas do TAC e determinada a atualização dos contratos de rateio dos municípios do consórcio. O Termo de Ajustamento foi assinado pelos municípios do consórcio em 2016, e tem o objetivo de fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos na região sobralense, além de estabelecer compromissos e cronogramas, de curto, médio e longo prazo, para cada prefeitura e para o próprio consórcio.

Outra pauta da reunião foi o acompanhamento da obra de construção da Central de Tratamento de Resíduos, que irá atender a todos os municípios do Cgirs-RMS. Na assembleia, o consultor da empresa RPG, Rui Marques, apresentou um estudo sobre os custos que cada prefeitura irá ter quando a obra estiver concluída, em relação ao despejo de resíduos e na operação da CTR. O investimento na obra da CTR é de R$ 39.721.718,60, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo R$ 7.944.343,72 de contrapartida do Estado.

O próximo passo do consórcio é a realização de uma nova assembleia no dia 16 de outubro. A reunião irá tratar sobre a aprovação de um edital de prestação de serviços para a operação da CTR, e de um edital de seleção pública de servidores para trabalharem no consórcio.

O Consórcio para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (Cgirs-RMS) atualmente é composto por: Sobral, Forquilha, Meruoca, Moraújo, Santana do Acaraú, Alcântaras, Massapê, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Senador Sá, Cariré e Pacujá.

Melissa Campos
Assessoria de Comunicação da SCidades