SCidades discute regularização do Sisar em municípios da Bacia Alto Jaguaribe

5 de setembro de 2017 - 15:09

Nesta segunda-feira (04), técnicos da Secretaria das Cidades reuniram-se, em Acopiara, com representantes das prefeitura dos municípios da Bacia do Alto Jaguaribe para debater a regularização do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) nos locais. Na ocasião, também estiveram presentes integrantes da Cagece e do Sisar.

alceuacopiara2siteDurante a reunião, foi discutida a aprovação de leis municipais para que a prestação de serviço de saneamento rural da região seja delegada ao Sisar, tanto nas cidades em que já atua, como em novas comunidades em que irá atuar. O Sisar começou a ser implantado no Ceará em 1996, atualmente tem oito unidades e atende aproximadamente 552 mil pessoas de comunidades rurais.

A regularização do sistema é pré-requisito para que os municípios da região sejam contemplados pelo programa de saneamento rural Ceará IV, que tem previsão de início para 2018. O Ceará IV está em fase de planejamento para implantação e negociação de um empréstimo de R$ 50 milhões de euros do banco KFW, com R$ 10 milhões de contrapartida do Estado. O projeto vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas, e dentre os seus objetivos estão implantar e ampliar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário rurais, atuar no fortalecimento dos Sisars e outros.

Melissa Campos
Assessoria de Comunicação da SCidades