Construção de adutora reforça abastecimento de água em Aquiraz

27 de setembro de 2017 - 17:45

A Cagece finalizou a instalação de uma adutora de 12 km no município de Aquiraz. Com a conclusão da obra, a cidade passa a contar com mais uma alternativa de abastecimento. O novo sistema transportará água do macrosistema da estação de tratamento Gavião diretamente para Aquiraz. A adutora faz parte das ações estratégicas do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza.
 
O objetivo da obra é garantir segurança hídrica para município, oferecendo mais uma opção de abastecimento, além da Lagoa do Catu. O projeto recebeu cerca de R$ 7,5 milhões em investimentos e beneficia diretamente mais de 33 mil pessoas. 
 
A nova adutora já está em operação e proporcionará abastecimento contínuo na cidade, que passa a ter duas formas de fornecimento de água: o sistema já existente, que capta, trata e distribui a água da Lagoa do Catu e o novo, que leva para Aquiraz a água já tratada do macrosistema de Fortaleza.
 
Para o coordenador de expansão de serviços da Cagece, Jorge Fernandes, a obra garantirá a segurança hídrica para Aquiraz: “a previsão é que a Lagoa do Catu forneça água para a cidade até 2018, já a adutora proporcionará continuidade do abastecimento, diante de casos eventuais de paralisações”. 
 
Saiba Mais 
 
Para manter o abastecimento de água à população de Fortaleza e RMF até a quadra chuvosa de 2017, o Governo do Estado planejou uma série de ações Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. Dentre elas, a construção da adutora de Aquiraz é uma das obras estruturantes, pensadas para mitigar os efeitos da estiagem.