SCidades realiza oficinas de sensibilização de catadores

10 de outubro de 2017 - 16:58

A Secretaria das Cidades realizou, nos dias 27 e 29 de setembro, e 05 e 06 de outubro, um ciclo de oficinas de sensibilização dos catadores na região do Vale do Acaraú. As oficinas, que também já aconteceram na região do Vale do Jaguaribe, tiveram o objetivo de contribuir para a inserção produtiva dos catadores de material reciclável nos projetos de gestão integrada de resíduos sólidos para as regiões.

foto5site Durante os workshops, foi apresentado o projeto que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará, diante da necessidade de fechamento dos lixões. A Secretaria das Cidades tem o projeto de implantar duas Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) para atender às regiões, sendo uma em Sobral e outra em Limoeiro do Norte, além de 12 Estações de Transbordo (ETR), e 27 Centrais Municipais de Reciclagem (CMR).

As oficinas foram realizadas por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Vale do Acaraú e do Vale do Jaguaribe, em parceria com a Coordenadoria de Saneamento da SCidades.

O evento reuniu um total de 165 participantes dos seguintes municípios:

Graça, que recepcionou também os catadores do município de Pacujá;

Sobral;

Forquilha, que recepcionou também os catadores do município de Cariré;

Coreaú,que recepcionou também os catadores dos municípios de Frecheirinha, Alcântaras e Moraújo;

Massapê, que recepcionou também os catadores dos municípios de Santana do Acaraú,

Senador Sá, Meruoca e Groaíras.