Delegação de Moçambique conhece experiências em saneamento rural no Ceará

20 de outubro de 2017 - 15:21

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebe, de segunda (23) a quarta-feira (25), delegação do governo de Moçambique para missão de intercâmbio sobre as experiências do Ceará com saneamento rural. Apoiada pelo Banco Mundial, a missão tem o objetivo de oferecer conhecimento e troca de informações entre Brasil e Moçambique, tendo como base as experiências cearenses com Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e o Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar).

Durante os três dias, a delegação cumprirá agenda de visitas aos municípios de Russas e Aracati, que possuem localidades abastecidas pelo modelo Sisar, além de reuniões e encontros com técnicos e gestores da Cagece, Secretaria das Cidades e Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) em Fortaleza.

“Nossa ideia é mostrar aos representantes da delegação uma noção do todo, por isso envolvemos nesse intercâmbio outros órgãos que tratam as políticas públicas de saneamento no estado. A experiência do Ceará em saneamento rural é considerada referência na América Latina. Para nós, a oportunidade de compartilhar a experiência e saber que ela pode ser replicada em um país como Moçambique, que necessita de políticas de saneamento rural, é muito importante”, destaca Otaciana Ribeiro, gerente da Saneamento Rural da Cagece.
 
Ao todo, sete representantes da Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique compõe a delegação estrangeira. O intercâmbio faz parte da Cooperação Sul-Sul entre Moçambique e Brasil.
 
Saiba Mais
A missão de cooperação Sul-Sul com a delegação de Moçambique ao Brasil  foi articulada durante o Congresso Mundial da Associação Internacional de Dessalinização e Reúso de Água (IDA), que aconteceu esta semana em São Paulo e contou com a participação da Cagece em painel sobre as iniciativas com projetos de reúso de água e dessalinização no Ceará.