Projeto Rio Cocó

14 de novembro de 2017 - 17:48

O Projeto Rio Cocó tem como área de intervenção os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga.

Concebido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades e interveniência da Caixa Econômica, teve seu início efetivo no ano de 2012, com o objetivo principal de melhorar as condições de habitabilidade da população que atualmente reside na faixa de alagamento do Rio Cocó em situação de alto risco e nas áreas adjacentes ao Rio Cocó.

Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: (1) Obras de Controle e amortecimento de ondas de cheias (Barragem Cocó), visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias relocáveis; (2) Obras de desassoreamento (dragagem do rio), (3) Obras de urbanização e (4) e reassentamento de famílias que vivem nas áreas de risco ao longo do Rio Cocó para residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida.

O conjunto destas obras proporcionará a redução da faixa de inundações e alagamentos e irá beneficiar um número ainda maior de famílias, superior àquelas contempladas com remanejamento das áreas de risco. No total serão beneficiadas, aproximadamente 8.315 famílias.

O Projeto envolve recursos da ordem de R$ 360,78 milhões, oriundos em parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, parte do FGTS e também de Recursos Próprios do Governo do Estado do Ceará.

Metas/ Ações:
 • Desapropriação/Indenização;
 • Construção da Barragem Cocó: concluída em Outubro/17;
 • Execução de Dragagem do Rio Cocó;
 • Execução das obras de Urbanização;
 • Execução do Trabalho Técnico Social;
 •  Reassentamento da população para Residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida:
    Residencial Cidade Jardim 1 – em execução
    Residencial José Euclides Ferreira Gomes – 1ª fase entregue em setembro de 2017.

A urbanização do Rio Cocó compreende a construção da via paisagística nas margens do rio, com passeios, ciclovia e áreas de lazer e esporte. Está dividida em três trechos:

• Trecho I: entre as Avenidas Valparaíso e Costa e Silva;
 • Trecho II: entre as Avenidas Costa e Silva e Paulinho Rocha, cujas obras iniciaram em junho de 2017;
 • Trecho III: entre a Avenida Paulino Rocha e a BR-116, tendo sido concluídos 87,86% das obras;

Projetos Especiais:

Projeto Rio Maranguapinho