Governo do Ceará beneficia mais de 4 mil pessoas com entrega de moradias no Crato

4 de dezembro de 2017 - 10:00

Além da entrega de 982 casas, o governador Camilo Santana assinou Ordem de Serviço para construção de duas Areninhas no município

Azuis, amarelas, verdes, vermelhas. São 982 novas casas que colorem o residencial Filemont Limaverde, no bairro Vila Lobo, no município de Crato. Inauguradas neste sábado (2) pelo governador Camilo Santana, as moradias vão abrigar mais de 4 mil pessoas que vivem de aluguel ou em zonas de vulnerabilidade. O empreendimento é o primeiro da série de inaugurações do Governo do Ceará neste fim de semana na região do Cariri. A restauração da estrada Potengi/Campos Sales e a entrega do Anel Viário, localizado em Juazeiro do Norte, também estão previstas para este sábado.

O governador Camilo Santana destacou o esforço e as parcerias necessárias para tornar o empreendimento possível. “O nosso desejo era que vocês passassem o Natal dentro da casa de vocês. Então, não medimos esforços para que isso acontecesse”, afirmou. “O maior sonho de uma mãe, de uma mulher, é ter uma casa própria, é sair do aluguel, que tira parte do orçamento da família”, sublinhou o governador. E continuou: “Vamos garantir transporte público para esta comunidade. Estamos construindo, também, mais um poço profundo pra garantir o abastecimento”.

mcmvInauguracao-SITE

Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou Ordem de Serviço para a construção de duas Areninhas no município – uma foi anunciada de última hora, surpreendendo não só a população, como o prefeito do Crato, José Ailton Brasil. “A cada viagem que o governador faz ao Crato, o município ganha um presente”, destacou o gestor municipal. O prefeito enfatizou, ainda, a parceria entre município e Estado e agradeceu o governador por outras ações. “Estamos licitando uma creche para esse conjunto habitacional, além de uma praça do Mais Infância”, elencou. Para o Crato, Camilo Santana somou, ainda, estruturas como Policlínica e requalificação do teatro Rachel de Queiroz.

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, e o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson de Sousa, também estiveram presentes no evento. “Quando cheguei aqui, vi a felicidade dessas famílias ao abrir a porta de casa e ver concretizado um sonho. Deixo meu desejo de que todos sejam realizados nessa comunidade”, dividiu o secretário. “A conclusão deste empreendimento é fruto de muitas parcerias e só quem vai ganhar é o povo do Ceará”, acrescentou Nelson de Sousa. O senador Eunício Oliveira também participou da entrega da estrutura.

O residencial

SITEfilemoncasas

As casas têm áreas entre 43 e 53 m², divididas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço; e fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida, somando investimento da ordem de R$ 64,2 milhões. Do montante, R$ 57,9 milhões são oriundos do Governo Federal e R$ 6,3 milhões, do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades. A Caixa Econômica Federal é o agente financeiro do empreendimento.

Qualidade de vida e economia

Para Francilene da Silva, de 35 anos, a nova morada “nem se compara” com a antiga. Ela conta que o local onde mora atualmente com os filhos José Vinícius, de 12 anos, e Maria Luíza, de 4 anos, não apresenta condições dignas de moradia, principalmente quando o assunto é saneabilidade. “Aqui, na nova casa, vai ser muito melhor. Lá onde moro é tipo um buraco e tem muito lixo ao redor”, contrastou a dona de casa. “Aqui vai ser melhor pra brincar”, interrompeu a pequena Maria Luíza.

SITEfilemoncasas3--

As novas casas não representam somente uma melhor qualidade de vida. A economia, segundo a promotora de vendas Micaele de Castro, 24, também é fundamental. O aluguel de cerca de R$ 380, destinado ao lar que divide com o filho Anderson, de 9 anos, não vai ser mais necessário. “Só em a casa ser da gente, é uma benção, né? Eu pagava aluguel. Então, receber uma casa dessa é sem explicação. A gente fica até sem palavras”, sorriu.

Micaele também comemora os projetos que estão por vir no entorno da nova casa. “Tem projeto de praça, de quadra, muita coisa para as nossas crianças”, elencou. “E o conjunto (habitacional) já está todo asfaltado. As pessoas podem fazer uma caminhada, já que aqui tem uma segurança maior”, indicou.

Areninha

Além da entrega das novas casas, o governador Camilo Santana assinou ordem de serviço para a construção de duas Areninha no município. Os equipamentos têm previsão de funcionamento a partir do próximo mês de abril. Crato é uma das 38 cidades cearenses que receberão 40 Areninhas, projeto que pretende estimular uma nova dinâmica social a partir do esporte e lazer. Destas, 15 já estão sendo construídas.

Todo o projeto está calculado em R$ 70 milhões. Os investimentos serão aplicados em espaços públicos urbanizados, com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiário, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação, por exemplo. Além das Areninhas, o Governo do Ceará vai implantar campinhos (no modelo de campo society) em 120 municípios cearenses.