Jesualdo Farias se reúne com reitores da UFCA e URCA para debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Cariri

4 de dezembro de 2017 - 13:08

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidades Regional do Cariri (URCA) atuarão como apoio técnico na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), da Região Metropolitana do Cariri, elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. A parceria foi firmada em duas reuniões realizadas na manhã da última sexta-feira, 1º de dezembro, nos campos das duas universidades. A primeira reunião contou com a presença do reitor da UFCA, professor Ricardo Ness; e a segunda com o reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, em ambas estavam o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, a representante do Gabinete do Governador, Rita Bezerra; os gestores administrativos e acadêmicos, além dos estudantes do Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFCA-Universidade de Brasília).

A ideia é que as duas universidades disponibilizem trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos, que tratem sobre temas relacionados ao desenvolvimento regional sustentável, a fim de subsidiar a elaboração do diagnóstico preliminar do PDUI. Também forneçam dados, mapas ou outras informações sobre a Região Metropolitana do Cariri e indiquem três profissionais de cada instituição para atuar como pontos focais nessa relação entre o Governo do Estado e a universidade para construção do documento.

O diagnóstico, com informações sobre a região do Cariri e sugestões de projetos e ideias que podem ser aplicados, será utilizado nas audiências públicas de construção do plano. Organizadas pelo Governo do Estado, em cada um dos nove municípios da Região Metropolitana do Cariri, as audiências terão o objetivo de ouvir a comunidade acerca dos potenciais e das dificuldades enfrentadas regionalmente, a fim de garantir a construção coletiva do documento.

Inicialmente, conforme o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, serão trabalhados quatro eixos: Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana. A atuação prática da UFCA será definida, a partir dos trabalhos e projetos que tenham relação com essas áreas.

PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) está no previsto no artigo 12 do Estatuto da Metrópole. No Ceará, encontra-se em processo de elaboração pelo Governo do Estado nas três Regiões Metropolitanas: Fortaleza (RMF), Cariri (RMC) e de Sobral (RMS), sob a coordenação do Gabinete do Governador e Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (CODUR), em parceria com a Assembleia Legislativa, através do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP).

No Cariri, a UFCA foi a primeira instituição de ensino superior a ser convidada para atuar na construção do Plano. De acordo com Jesualdo Farias, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e as instituições privadas também serão procuradas. “A presença da universidade é a garantia que temos do empoderamento do Plano pela sociedade para que o documento fique menos dependente dos gestores que mudam a cada quatro anos e nem todos têm o compromisso de levar isso”, destacou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Coordenadora: Karla Camila-   karla.camila@cidades.ce.gov.br- (85)-3207.5249