Jesualdo Farias recebe missão do BID para discutir aspectos ambientais das obras da SCidades

6 de dezembro de 2017 - 14:48

Nesta quarta-feira (06), o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, e o secretário Adjunto da pasta, Germano Fonteles, reuniram-se com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Programa (UGPII), Carolina Rocha, técnicos da SCidades e a promotora do Ministério Público, Jaqueline Faustino, para dar continuidade à missão que tem o objetivo de observar e discutir os aspectos ambientais dos projetos e obras da Secretaria para os Vales do Jaguaribe e Acaraú.

Durante a reunião, foi apresentado um panorama do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará da SCidades. Em seguida, houve a apresentação da Política de Resíduos Sólidos no Estado, que envolve consórcios de destinação final de resíduos sólidos, e projetos na área para os Vales do Jaguaribe e do Acaraú, como a implantação de Central de Tratamento de Resíduos (CTR), Estações de Transbordo e de Centrais Municipais de Reciclagem (CMR).

Outra pauta do encontro foi o trabalho social realizado pela SCidades com os catadores, cuja maior parte trabalha em lixões. “Nosso objetivo é o encerramento dos lixões, e os catadores vão ser inseridos como mão de obra de trabalho dentro das Centrais Municipais de Reciclagem, onde vai funcionar a coleta seletiva dos municípios”, explica a coordenadora Carolina Rocha.

No final da reunião, técnicos do BID e da Secretaria discutiram sobre gestão e licenciamento ambiental. Foi realizado também um balanço dos aspectos sócio-ambientais das obras do programa visitadas nos dias 4 e 5 de dezembro.

Melissa Campos–   > “> melissa.campos@cidades.ce.gov.br- (85) 32075254

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades