Governo do Estado realiza Oficinas para Catadores do Vale do Jaguaribe

9 de fevereiro de 2018 - 10:44

O Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades, realizou,  em parceria com a Rede de Catadores do Ceará, de 5 a 8 de fevereiro, oficinas para os catadores de onze municípios da Região do Vale do Jaguaribe com o tema “Compreendendo a Categoria Profissional/ Direitos e Deveres”. A iniciativa é desenvolvida por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Vale do Acaraú e do Jaguaribe.

Dentre os objetivos das capacitações estão apresentar a história de luta do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o reconhecimento da categoria profissional do catador, segundo a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego, além de mostrar os direitos e deveres dos profissionais da área.

A iniciativa faz parte de projeto da SCidades que visa desenvolver ações relacionados à gestão integrada de resíduos sólidos através de oficinas, capacitações e apoio aos 29 municípios integrantes dos Consórcios de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (Cgirs-RMS). e do Vale do Jaguaribe (Cgirs-VJ). As oficinas também vão acontecer nos municípios da Região do Vale do Acaraú de 19 a 23 de fevereiro.

Segue os municípios que sediaram as oficinas:

-Dia 5 de fevereiro (tarde) – Alto Santo, que recepcionou também os catadores dos municípios de Iracema e Ererê;
– Dia 6 de fevereiro (manhã) – Tabuleiro do Norte;
– Dia 6 de fevereiro (tarde) – Limoeiro do Norte, que recepcionou também os catadores dos municípios de Potiretama, Quixeré e São João do Jaguaribe;
– Dia 7 de fevereiro (manhã)- Russas, que recepcionou também os catadores do município de Palhano;
– Dia 8 de fevereiro (manhã) – Morada Nova.