Campanha orienta e fiscaliza uso da rede de esgoto em Jericoacora

16 de fevereiro de 2018 - 16:27

A Vila de Jericoacora recebe, a partir da próxima segunda-feira (19), ação estratégica de sensibilização e fiscalização sobre o descarte adequado do esgoto, bem como do uso responsável da água. A campanha, denominada “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, reúne diversos órgãos e instituições das esferas Municipal, Estadual e Federal que deverão atuar até o fim do mês de março na Vila.

Devido ao crescimento imobiliário e turístico, a vila de Jericoacoara possui hoje inadequações quanto ao uso da rede de esgoto disponível no local e também sobre o uso de poços sem as devidas outorgas. Além de ajustar as condutas, a campanha também vai orientar e alertar empreendedores e a população sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

“O crescimento de Jericoacoara precisa ser pensado de forma sustentável. Nesse sentido, temos observado o uso inadequado dos recursos hídricos e da rede coletora de esgoto. Diversos empreendimentos têm lançado água de piscina na rede, por exemplo, o que é proibido e que causa problemas ao sistema”, explica Alceu Galvão, analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).

No primeiro momento, agentes de interação social realizarão visitas porta a porta a fim de orientar sobre o cumprimento da legislação ambiental vigente e o uso adequado da rede de esgoto.

Além das visitas, a programação contará com ações educativas em praças e outros locais públicos, assim como intervenções urbanas com grafite em pontos estratégicos da Vila. Após o trabalho de sensibilização, será iniciada a etapa de fiscalização, com notificação e autuação das possíveis irregularidades pelos órgãos ambientais.

“Preocupados com essa situação, diversas entidades estão unidas nessa campanha. A intenção é orientar os usuários sobre a legislação ambiental e, em última instância, punir aqueles que não se adequarem às boas práticas ambientais”, acrescenta Alceu.

A campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” tem como participantes a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Arce, Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Ministério Público do Estado do Ceará, Instituto Chico Mendes (ICMBio), além da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e entidades locais.

SERVIÇO

De 19 de fevereiro a 2 de março – A Vila recebe ações educativas e de mobilização para o alerta ao descarte correto do esgoto e ao uso responsável da água. O atendimento da Cagece e a Cogerh acontece no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara.

De 5 a 30 de março – Imóveis com irregularidades estarão passivos a fiscalização e multa.

Atendimento à imprensa:

Dalviane Pires – 85 99902.3919