Secretaria das Cidades realiza ciclo de oficinas com catadores do Vale do Acaraú

23 de fevereiro de 2018 - 17:40

A Secretaria das Cidades, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Vale do Acaraú e do Vale do Jaguaribe, realizou entre os dias 19 e 23, um ciclo de oficinas com catadores de 14 municípios da Região do Vale do Acaraú.

Abordando o tema “Compreendendo a categoria profissional/ Direitos e deveres”, o objetivo dos encontros foi apresentar a história de luta do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o reconhecimento da categoria profissional do catador, segundo a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego, além de apresentar os direitos e deveres dos profissionais da área.

A Secretaria das Cidades, está trabalhando junto aos municípios para promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais recicláveis, envolvendo-os em processos relacionados à gestão integrada de resíduos sólidos através de oficinas, capacitações e apoio aos 29 municípios dos consórcios CGIRS-RMS e CGIRS-VJ.

Confira os municípios que sediaram e participaram das oficinas na Região do Vale do Acaraú:
– Dia 19 de fevereiro: Graça, que recepcionou os catadores do município de Pacujá;
– Dia 20 de fevereiro: Massapê, que recepcionou os catadores do município de Santana do Acaraú;
– Dia 21 de fevereiro: Sobral, que os catadores do município de Senador Sá;
– Dia 22 de fevereiro: Forquilha, que recepcionou os catadores dos municípios de Groaíras e Cariré;
– Dia 23 de fevereiro: Coreaú, que recepcionou os catadores dos municípios de Frecheirinha, Alcântaras, Moraújo e Meruoca.