Mais de 10 mil famílias serão beneficiadas com ligações gratuitas de Rede de Esgoto

5 de março de 2018 - 13:18

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Cagece, com o objetivo de levar para 10.202 famílias cearenses ligações gratuitas na Rede de Esgoto, lança a campanha “Se Liga na Rede”, nesta quarta-feira, 7 de março. O investimento para a realização das ligações é de R$13.386.989,12 do tesouro do Estado. As obras já foram iniciadas em Fortaleza.

A finalidade da ação é aumentar a cobertura de esgoto no Ceará que, segundo dados da Cagece, é de 40,95%, já o uso desta rede é de 78,96%. O objetivo inicial é oferecer para famílias da Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri e Norte do Estado ligações de esgoto garantindo mais saúde para a população beneficiada e proteção ao meio ambiente.

De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, o “Se Liga na Rede” vem para tornar sustentável o sistema de esgotamento sanitário no Ceará, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. “É uma conquista muito grande para o Estado. A ação irá contribuir para a redução do índice de ociosidade da rede. Além disso, o programa também traz um ganho ambiental, no sentido de contribuir para proteção dos recursos naturais, já que o esgoto terá destinação adequada”, afirma

Marcella Facó, orientadora de célula da Coordenadoria de Saneamento da SCidades, ressalta que este programa é de grande importância, pois beneficia toda a comunidade, evitando o aparecimento de doenças.“A carência de redes de esgoto gera graves danos para a saúde como, por exemplo, doenças diarreicas, elefantíase, febre tifoide, dermatites, hepatite A, entre outras. Esta é uma grande oportunidade de mudar para melhor a realidade do nosso Estado”, frisa Marcella Facó.

Segundo Danielle Araújo, coordenadora de Saneamento da Secretaria das Cidades, o programa se reveste de grande importância na medida em que possibilita a inclusão de milhares de famílias na prestação dos serviços de esgotamento sanitário, pois o custo da ligação, muitas vezes, impraticável para famílias de baixa renda será subsidiado completamente pelo Governo do Estado.

Inicialmente, as equipes de sensibilização da Cagece estão atuando em Fortaleza com a finalidade de preencher os cadastros e conseguir autorizações para a realização das obras. Até o final de fevereiro, 632 famílias aderiram ao programa. As famílias beneficiadas com estas ligações devem estar dentro dos perfis básico ou regular da Cagece. Para saber se você se encaixa em um dos perfis basta ligar para 0800.2750195 e agendar a visita.

Serviço:

Governo do Ceará lança campanha “Se liga na Rede”

Quando: Quarta-feira, 7 de março

Horário: 9h

Local: Rua Desembargador Aristides Barcelos, Nº 1079, Vicente Pinzon