SCidades promove capacitação em Licitação e Gestão de Contratos para municípios dos Vales do Jaguaribe e do Acaraú

20 de março de 2018 - 16:50 # # #

A Secretaria das Cidades promoveu, de 12 a 16 de março, no Hotel Beira Mar, em Fortaleza, capacitação em Licitação e Gestão de Projetos para 40 técnicos e gestores de 17 municípios das regiões dos Vales do Jaguaribe e do Acaraú. A iniciativa é realizada através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú da SCidades (Cidades do Ceará II), e é financiada por meio de parceria entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A formação, com carga horária de 40 horas, teve como objetivo ampliar a formação e a qualificação dos profissionais locais, dotando-os de conhecimentos, habilidades, técnicas e boas práticas para a gestão de processos licitatórios e contratos. A ação visa fortalecer institucionalmente os municípios com população superior a 18 mil habitantes, de acordo com Regulamento Operacional do Programa.

Os municípios contemplados com o projeto foram: Aracati, Cariré, Coreaú, Forquilha, Icapuí, Irauçuba, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Massapê, Morada Nova, Quixeré, Russas, Santana do Acaraú, Sobral e Tabuleiro do Norte.

Projeto de Capacitações

Em 2017, a SCidades por meio do Programa Cidades do Ceará II, realizou dois cursos: Gestão de Projetos; e Licenciamento Ambiental foram os temas das capacitações. Este ano, serão ofertadas oportunidades de formações nos seguintes temas: Planejamento Urbano; Gestão Fiscal e Tributária; Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária e Financeira; Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.