Jesualdo Farias participa de encontro em Brasília sobre a sustentabilidade do Siasar

22 de março de 2018 - 13:45

 

Nesta terça-feira, 20 de março, o secretário das Cidades, Jesualdo Farias participou de um encontro na sede do Banco Mundial em Brasília, juntamente com membros representantes dos governos do Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Bolívia e Colômbia, países integrantes Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar), o objetivo da reunião foi debater a sustentabilidade do sistema.

O Siasar é uma iniciativa inovadora e colaborativa criada e liderada por vários países da América Central e América do Sul para avaliação da manutenção e qualidade dos serviços de abastecimento de água potável e saneamento rural. O Ceará é pioneiro no Brasil na utilização da ferramenta Siasar, a iniciativa desenvolvida desde 2016 está sendo executava inicialmente no município de Aracati e em 103 localidades próximas.

O encontro em Brasília teve como finalidade discutir os problemas de sustentabilidade do sistema, analisar as possíveis propostas do ponto de vista institucional, setorial e de Tecnologia da Informação (TI), além da tomada de decisão consensual sobre os passos seguintes entre países e estados membros, bem como, pelos membros do comitê consultivo.

Na ocasião, o Secretário Jesualdo Farias, reforçou o compromisso de cada país no avanço do Siasar, lembrando dos objetivos da ferramenta e da manutenção de uma estrutura mínima para garantir e fortalecer a colaboração entre os Países e Estados membros, além de agradecer ao apoio do Banco Mundial.
Estiveram presentes no evento representantes dos governos do Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Bolívia, Colômbia, representantes do Banco Mundial e FORCARD – APS, Fórum Centroamericano e República Dominicana de Água Potável e Saneamento.

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Karla Camila- coordenadora- comunicacao@cidades.ce.gov.br

Melissa Campos- melissa.campos@cidades.ce.gov.br

Patricia  Marinho- patricia.marinho@cidades.ce.gov.br