Secretário das Cidades assina ordem de serviço para Plano de Arborização Urbana de Sobral

23 de março de 2018 - 15:58

Nesta quinta-feira (22), o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, e a Vice-prefeita de Sobral, Christianne Marie Aguiar Coelho, assinaram a Ordem de Serviço para elaboração do plano de Arborização do município. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe / Vale do Acaraú, da Secretaria das Cidades, e recebe investimento de R$ 622.644,68, através de acordo de empréstimo celebrado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O plano elaborado pela empresa Architectus S/S está previsto para ser executado em seis meses e tem o objetivo de orientar as ações do poder público no planejamento, execução e gestão da arborização urbana, buscando proporcionar o aumento de áreas verdes por meio do estabelecimento de diretrizes de execução, com metas para curto, médio e longo prazo.

O Plano de Arborização Urbana é um instrumento complementar ao Plano Diretor municipal, devendo estar em consonância com a Lei Orgânica do Município, e tem a função de evitar e corrigir as distorções provocadas pelo crescimento urbano desordenado sobre o ambiente natural. De acordo com a Constituição Federal (art. 30 e art. 182) e o Estatuto da Cidade (Lei n° 10.257/01), cabe ao município criar, preservar e proteger as áreas verdes da cidade e também o sistema de arborização, que devem ser incluídos na sua política de desenvolvimento urbano.

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, reflete sobre a importância da Educação e do investimento em urbanização sustentável para a redução da violência.  “Estamos dando demonstrações de que é possível criar condições de convívio sustentável com o meio ambiente, que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas através da educação, através da saúde […] A mudança se faz investindo em condições urbanas apropriadas para que as pessoas tenham acesso a espaço público, tenham tranqüilidade de sentar na sua calçada, e as pessoas tenham visão da importância do espaço público, pois, ocupando os espaços, certamente não haverá oportunidade para que a violência avance. Todas as cidades do mundo resolveram o problema da segurança dessa forma, com planos sustentáveis ambientais, de arborização, planos urbanos adequados à cultura e à vocação de cada município, tudo isso eu vejo em Sobral”.

Também estavam presentes no evento o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), Jorge Trindade, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Gouveia, o coordenador do Plano de Arborização de Sobral Bruno Ary Ferreira, a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Programa (UGP) da SCidades, Carolina Rocha,  a vereadora Alessandra Ponte, o vereador Rogério Arruda, além de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e do (UVA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Karla Camila- coordenadora- > comunicacao@cidades.ce.gov.br
Melissa Campos-> melissa.campos@cidades.ce.gov.br
Patricia Marinho- > patricia.marinho@cidades.ce.gov.br