“Nós Somos o Trânsito” é o tema da 5ª edição do Maio Amarelo

4 de maio de 2018 - 10:58

O que você faz por um trânsito mais seguro?

A 5ª edição do Movimento Maio Amarelo começou. Nesse ano, com o tema “Nós somos o trânsito”, a ação tem o objetivo de fomentar na sociedade a urgente necessidade de reduzir o número de mortes e feridos graves no trânsito. Conheça em detalhes mais informações sobre o Maio Amarelo e como você pode ajudar.

O que é o Maio Amarelo?

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Qual o objetivo desse Movimento?

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, além de estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

Por que o mês de maio?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Por que Amarelo?

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Estatísticas Mundiais

Em média, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, fazendo desta a 9ª maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Estatísticas Nacionais

A cada hora, cinco pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
Os estudos revelam que 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Como posso ajudar?

Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão deste triste cenário. Divulgue o Movimento em suas redes sociais, fale do assunto com seus familiares e amigos, mas, acima de tudo, tenha sempre atenção e atitudes seguras no trânsito, como por exemplo:
– Respeitar os limites de velocidade e a sinalização
– Usar sempre os dispositivos de segurança como cinto, capacete, cadeirinhas e assentos infantis
– Se beber, não dirija
– Não use celular ao dirigir
– Atravesse na faixa de pedestres ou passagens apropriadas como passarelas

O movimento pretende conscientizar a sociedade para que atitudes como as citadas acima sejam vistas como um ato de cidadania como é reciclar o lixo, não fumar em lugar público, recolher a sujeira na praia, por exemplo, e, dessa forma, cada cidadão possa fazer a sua parte para que tenhamos um trânsito mais seguro para todos.

O DETRAN CE é apoiador do Maio Amarelo e, durante todo o período, intensifica suas ações educativas através da Escola de Educação para o Trânsito localizadas nos municípios de Fortaleza e Sobral. Clique aqui para conhecer a programação deste ano.