Secretário das Cidades participa de IX Seminário Nacional de Saneamento Rural

24 de maio de 2018 - 10:33

Nesta quarta-feira (23), o secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, participou de mesa de abertura do IX Seminário de Gestão dos Sisars Ceará, Piauí, e Centrais da Bahia, que é integrado ao IX Seminário Nacional e IV Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Quixadá. O evento é promovido pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) CE/PI e Centrais da Bahia, e pela Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental  (Abes), e vai até o dia 25 de maio.

Com o tema “Água, Saneamento e Saúde”, o seminário tem o objetivo de analisar e disseminar tecnologias, além de fomentar o intercâmbio de experiências de gestão, preservação ambiental e políticas públicas para o Saneamento Rural no Brasil e países da América Latina. A programação conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.  Dentre eles estão estados e companhias de saneamento, ministérios, organizações, fundações, agentes reguladores e agentes financiadores, além de pesquisadores/consultores do Brasil e da América Latina. Também estão presentes no evento representantes do Governo do Estado do Ceará, de prefeituras, além de presidentes das associações rurais filiadas aos Sisars.

Na oportunidade, o secretário Paulo Henrique Lustosa destacou a relação da redução do índice de pobreza extrema do Estado do Ceará divulgada recentemente com as ações a serem realizadas no saneamento rural. “Parece que não tem nada a ver com o que nós vamos discutir ao longo desses três dias, mas essa é a essência do trabalho que nós estamos fazendo. Levar água para as pessoas nas comunidades rurais e nas comunidades mais afastadas é sem dúvida uma das principais estratégias de enfrentamento da pobreza em qualquer lugar do mundo. Em um estado como o nosso onde a água é de fato um bem escasso de muito tempo não há como pensar em estratégia que não integre e articule vários setores da sociedade, várias instâncias de governo”, ressaltou.

Paulo Henrique Lustosa destacou a presença no evento das três principais Secretarias em termos de promoção do desenvolvimento do Estado, a Secretaria das Cidades, que é responsável pela política de desenvolvimento urbano, saneamento básico, habitação e mobilidade urbana, e também a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).