Secretária das Cidades negocia investimento do Banco KFW para fortalecimento do Sisar

29 de maio de 2018 - 10:11

Na tarde desta segunda-feira (28), o secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa,  recebeu representantes da Alemanha para negociar financiamento com o objetivo de fortalecer Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), por meio do fundo europeu LAIF (Latin America Investment Facility). Na oportunidade, foram apresentados o modelo de gestão dos Sisars e o programa de saneamento rural “Águas do Sertão”, da SCidades, que está em fase de preparação.

O objetivo da negociação é investir em capacitação, construção de sede própria e aquisição de veículos e equipamentos para a infraestrutura dos Sisars no Estado. Iniciado no Ceará em 1996, o Sisar atualmente tem oito unidades e atende aproximadamente 552 mil pessoas de comunidades rurais beneficiadas com sistemas de abastecimento de água, que são gerenciados pelos próprios moradores. A gestão do dos sistemas conta com a participação e orientação da Cagece.

Na ocasião, o secretário Paulo Henrique Lustosa fez um balanço da situação do saneamento no Estado, abordando a importância do fortalecimento do Sisar. “É importantíssimo ampliar a oferta de infraestrutura de abastecimento de água, mas precisamos fortalecer o modelo de gestão para superar os desafios de desenvolvimento institucional para a prestação desse serviço por parte do Sisar. Esse investimento no modelo de gestão permite que a gente produza aprendizado e que a gente possa usar cada vez mais essa experiência do Sisar e outras experiências como plataforma de cooperação técnica com outros países”, afirmou o secretário.

A Chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil, Annette Windmeisser, destacou a importância de poder investir em saneamento rural no Ceará.  “Acho que a situação de abastecimento de água do Ceará é muito difícil para cozinhar, para a agricultura, para o sustento. A Alemanha está muito feliz de poder apoiar sistema para abastecimento da água, e também saneamento. Acho que o sistema é bastante novo e interessante nas obras do Ceará, para outras regiões do Brasil e também do mundo”, disse Annette Windmeisser.

Também participaram do evento o secretário Adjunto das Cidades, Marcílio Gomes, o secretário Executivo da pasta, Antônio Nei de Sousa, o coordenador de Projetos Saneamento e Mobilidade Urbana do Banco alemão KFW, Victor Valente, o Adido de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Asier Santillán Luzuriaga, além de técnicos da SCidades e da Cagece.

A missão vai até a próxima quarta-feira (30), e os representantes do Banco KFW e da UE, vão realizar visitas a alguns municípios do Estado, como Sobral, Acaraú, Aranaú, Coqueiro e Caucaia para conhecer o funcionamento dos Sisars e Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.