SCidades realiza capacitação com catadores no Vale do Acaraú

18 de outubro de 2018 - 16:06

A Secretaria das Cidades realizou, nesta terça e quarta-feira (16/10 e 17/10), a primeira capacitação dos catadores de materiais recicláveis, nos municípios da região do Vale do Acaraú, em Sobral e Varjota, respectivamente, sobre gestão de resíduos sólidos. A ação é realizada através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, e tem o objetivo de qualificar os profissionais para atuarem nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) que estão sendo construídas na região. Ainda estão previstas mais outras quatro oficinas.

As Centrais Municipais de Reciclagem são estruturas que oferecem à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado. Além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a CMR tem o objetivo de proporcionar uma diminuição progressiva do encaminhamento desses resíduos ao aterro sanitário, diminuindo os custos de transporte e aterramento desse material, e aumentando a vida útil do aterro.

Os municípios contemplados com a capacitação são: Massapê, Senador Sá, Pires Ferreira, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Mucambo, Meruoca e Alcântaras, além de Sobral.