gototopgototop

Entidades Vinculadas

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Linha Sul do Metrô de Fortaleza tem aumento de 17% no número de passageiros
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Linha Sul do Metrô de Fortaleza tem aumento de 17% no número de passageiros PDF 
Seg, 09 de Janeiro de 2017 10:13

metrofor-imagem-3A Linha Sul do Metrô de Fortaleza encerrou o ano de 2016 com quase 800 mil passageiros a mais, em relação ao ano anterior. De janeiro a dezembro de 2015, foram transportadas 4,6 milhões de pessoas. Em 2016, esse número saltou para 5,4 milhões. O crescimento é de 17%, ou 798,9 mil passageiros a mais.

No balanço geral de todas as linhas operadas comercialmente pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, o aumento em 2016 – na comparação com 2015 – foi de 11,4%. Juntas, as linhas Sul e Oeste, e o VLT do Cariri, transportaram em 2015 um total de 6,5 milhões de pessoas. Em todo o ano passado, esse número subiu para 7,7 milhões.

Para estes dados são consideradas as linhas que possuem cobrança de tarifa e operam em horário completo, isto é, atendendo à população no período da manhã, tarde e noite. Com 17% de aumento no número de passageiros, a Linha Sul é o trecho que lidera o aumento de passageiros no ano de 2016.

Essa linha interliga o Centro de Fortaleza aos municípios de Pacatuba e Maracanaú, representando uma importante ferramenta de integração e desenvolvimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Atualmente, a Linha Sul recebe investimentos do Governo do Ceará para a construção de duas novas estações – que se somarão às 18 que já estão em operação – e para sua automatização, fatores que devem ampliar o ritmo de crescimento do sistema e representar benefícios diretos para os usuários e para toda a cidade.

A Linha Oeste, que possui 10 estações distribuídas em seus 19,5 km de extensão, também registrou aumento de passageiros, saltando de 1,7 milhão em 2015 para 1,8 milhão em 2016. Nesse caso, o aumento foi de 97,4 mil passageiros, ou 5,4% do total.

O crescimento do número passageiros consolida o resultado de uma política de investimentos contínuos no sistema metroviário do Ceará. Somente no ano de 2016, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos conquistou avanços importantes como resultado dos contínuos investimentos, aliados à gestão estratégica do sistema.

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DO METROFOR EM 2016:

INAUGURAÇÃO DE VIADUTO SOBRE AVENIDA JOSÉ BASTOS

O viaduto sobre Avenida José Bastos, no bairro Damas, e seis acessos por meio de alças laterais foram entregues a população em setembro de 2016. A obra foi executada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), vinculada da Secretaria das Cidades, e está inserida no contexto da implantação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A extensão oeste do viaduto será integrado ao novo trecho da Avenida José Jatahy – que recebeu urbanização e alargamento, em uma intervenção da Prefeitura de Fortaleza – o viaduto facilitará o trânsito entre os bairros Monte Castelo, Parquelândia, Parque Araxá, Benfica, Damas e Fátima, criando novas possibilidades de acesso entre essas regiões e seus entornos. Motoristas que trafegam pelas avenidas Aguanambi ou Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, poderão continuar o percurso, passando pelo viaduto, e seguindo na nova via da Capital, que cortará as avenidas Jovita Feitosa e - mais à frente - Bezerra de Menezes e Duque de Caxias, até chegar à Avenida Francisco Sá.

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA VLT DE SOBRAL

Foi concluída a seleção pública temporária para contratar 19 profissionais para o VLT de Sobral. Esse investimento garantiu a ampliação do horário de atendimento ao público, dando à Metrofor condições para iniciar a operação comercial do sistema.

INÍCIO DA OPERAÇÃO COMERCIAL DO VLT DE SOBRAL

A população de Sobral, na região norte do estado, encerrou o ano de 2016 com uma boa notícia: desde o dia 28 de dezembro, o horário de funcionamento do VLT sobralense foi ampliado, iniciando a operação comercial do sistema. Nesta nova programação de trens, o serviço à população é ofertado durante quase 18 horas corridas, no horário de 5h30 até 23h. Além disso, a operação comercial contempla a inclusão dos sábados na programação de trens.

INÍCIO DA OPERAÇÃO EXPERIMENTAL DO VLT PARANGABA MUCURIPE

Foi iniciada em setembro a fase de Operação Experimental do VLT Parangaba Mucuripe. Nesta etapa, o trem circula entre as estações Borges de Melo e Montese, sem passageiros. Posteriormente, a Operação Experimental foi ampliada até a estação da Parangaba, indo até a Borges de Melo. Esta etapa é realizada no trecho 2 da obra, sem passageiros, de segunda a sexta-feira, das 10 às 11h.

ABERTURA DO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DA METROFOR

O sistema metroviário de Fortaleza registrou um importante passo na sua modernização em dezembro de 2016, com a abertura em funcionamento parcial do o novo Centro de Controle Operacional (CCO), anexado ao prédio administrativo da Metrofor. O espaço conta com modernos equipamentos digitais que garantem uma ação mais eficaz sobre a operação do metrô e o atendimento às demandas dos usuários. A partir da grande sala redonda do novo CCO, os profissionais controladores podem identificar eventuais problemas pelo sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) e se comunicar com qualquer trem, ou estação através de tecnologia digital, que garante mais estabilidade, qualidade e segurança nas comunicações.

CONCLUSÃO DA INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES DA LINHA SUL

Também em dezembro foi concluída a implantação do Sistema de Telecomunicações da Linha Sul. Esse sistema possibilita o fluxo de dados e informações em qualidade digital entre profissionais controladores e operadores dos trens e estações. O sistema é composto por equipamentos de sonorização, circuito fechado de TV e radiocomunicação. Todas as imagens e áudios são transmitidos por fibra ótica, interligando o CCO, estações e trens da Linha Sul. Funcionários trabalham com equipamentos de rádio digital que garantem mais qualidade e estabilidade na troca de informações.

CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS PRARA LINHA SUL E VLT PARANGABA-MUCURIPE

Autorizado pela Assembleia Legislativa e pelo Governador Camilo Santana, está em andamento uma seleção pública temporária para contratar mais 148 profissionais. Os novos trabalhadores atenderão às necessidades da Linha Sul (que terá o horário de funcionamento ampliado em 2017), bem como garantirá o funcionamento em caráter comercial do VLT Parangaba-Mucuripe (também previsto para 2017). Previsão é de que os novos profissionais comecem a trabalhar no início de 2017.

 

 

Calendário

Maio 2017
2a 3a 4a 5a 6a S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4