Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias SCidades realiza seminários sobre saneamento rural
SCidades realiza seminários sobre saneamento rural PDF
Qua, 08 de Fevereiro de 2017 13:58

foto4---site

A Secretaria das Cidades realizou, nesta quarta-feira (08), um seminário regional para discutir as medidas necessárias para a implantação do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) em 25 municípios da Bacia Metropolitana. Outro assunto abordado durante o encontro foram os critérios legais para que os municípios possam receber recursos para o programa de saneamento rural Ceará IV, que tem previsão de implantação em 2018.

Estiveram presentes na reunião representantes das prefeituras dos municípios, do Banco Mundial, do Ministério da Integração e da Companhia de Água e Esgoto (Cagece). Durante o mês de fevereiro e março vão acontecer seminários sobre saneamento rural também com os municípios das Bacias do Acaraú e Coreaú, do Curu e Litoral, do Banabuiú, do Parnaíba,do Baixo e Médio Jaguaribe, do Alto Jaguaribe e do Salgado.

foto1---site Na reunião, o secretário Executivo das Cidades, Ronaldo Borges, destacou o papel de pioneiro do Estado no Ceará no Brasil na implantação do projeto piloto do Siasar no município de Aracati, e ressaltou que a Secretaria vai fazer o possível para que a expansão do sistema seja realizada com êxito para “alavancar e dar esse salto no saneamento rural no estado”.

O representante do Ministério da Integração, Pedro Henrique Correia, abordou a importância de conhecer e mapear o sistema de saneamento rural do estado para adotar as medidas de forma que o serviço de saneamento possa ser prestado a população de forma mais democrática. “É importante conhecer os problemas e ver as ferramentas que podem ser aplicadas. O objetivo do Siasar tem muito a ver com o objetivo do Ministério Público, que é diminuir as desigualdades regionais”, afirmou.

O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

Em novembro de 2016, a Secretaria garantiu recursos na ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, para realizar a implantação do sistema em 125 municípios do Ceará em 2017 e 2018.

Ceará IV

O programa Ceará IV está em fase de estudo para implantação e irá receber um empréstimo de 50 milhões de Euros do banco KFW. O programa tem como objetivo promover a construção, expansão e aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água, além de desenvolver melhorias sanitárias domiciliares e implantar sistema de esgotamento sanitário em algumas comunidades rurais do estado que são atendidas pelos Sisars. O programa prevê ainda a construção de um Centro de Referência para capacitação de pessoas que irão operar e manter os sistemas de esgotamento.

Programação dos Seminários

imagem programação evento siasar