Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Governo do Ceará realiza seminário de desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri
Governo do Ceará realiza seminário de desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri PDF
Qui, 11 de Maio de 2017 08:37

seminario destaque

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, realiza o seminário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri. O evento acontece, nesta sexta-feira, 12, no Centro de Convenções do Cariri, a partir das 8h30.

No encontro, serão destacadas as potencialidades da Região Metropolitana do Cariri, bem como tratadas a importância da formulação de parcerias para a captação de maiores investimentos locais, nacionais e internacionais, sempre observando as peculiaridades regionais, considerando a Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que institui o estatuto da metrópole, e a Lei Complementar nº 78, de 26 de junho de 2009, que dispõe sobre a criação da Região Metropolitana do Cariri e cria o Conselho de Desenvolvimento e Integração e o Fundo de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri (FDMC).

O Seminário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri deve contar com a participação de todos os atores que atuam na região e será uma importante ferramenta para nortear suas atividades, com ações, programas e projetos com foco no desenvolvimento regional, integrado e sustentável.

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

A Secretaria das Cidades está à frente das ações que promovem o desenvolvimento equilibrado das cidades e regiões do Ceará, por meio de ações de estruturação urbana, habitação, saneamento ambiental e fortalecimento institucional dos municípios, definindo políticas, e implementando programas e projetos com vistas ao ordenamento da Região Metropolitana do Cariri, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

O PDUI é um instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, as diretrizes para o desenvolvimento urbano da região metropolitana ou da aglomeração urbana. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado estabelece também as condições para gestão plena da Região Metropolitana ou aglomeração urbana, mediante aprovação de lei estadual que deverá ser revista, pelo menos, a cada 10 (dez) anos e deve considerar o conjunto de Municípios que compõem a unidade territorial urbana e abranger áreas urbanas e rurais.

Serviço:

Seminário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri