Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias SCidades realiza seminário internacional sobre resíduos da construção civil
SCidades realiza seminário internacional sobre resíduos da construção civil PDF
Qua, 17 de Maio de 2017 15:12

Debates sobre aplicações e práticas de utilização de resíduos da construção civil (RCC) em pavimentos, formaram o fio condutor do “Seminário Internacional de Resíduos da Construção Civil”, que aconteceu nesta quarta-feira (17), no auditório da Seplag, em Fortaleza.

O encontro é uma realização da Secretaria das Cidades, através da Coordenadoria de Saneamento, em parceria com a Universidade de Lisboa e a Universidade Federal do Ceará (UFC), e teve como objetivo fomentar a utilização de materiais recicláveis, oriundos de resíduos da construção civil em obra de pavimentação. O evento reúne nomes nacionais e internacionais dessa área.

DSC06438O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, oficializou a abertura da programação. Pra ele, o seminário é importante para o intercâmbio de conhecimento e experiências tão significativas para a melhoria das práticas na área da construção civil, especificamente de pavimentos.

Para o professor da Universidade Federal do Ceará, Ronaldo Stefanutti, o seminário traz uma reflexão do que está acontecendo atualmente na Europa com relação a sua aplicabilidade e legislação, comparando com a legislação estadual e municipal do Ceará. “A expectativa é que ao final do seminário, nós possamos sair com orientações para que se mude as políticas estaduais, especificamente, e as municipais com relação ao uso de RCC, pois é muito importante a participação dos municípios para que haja a incorporação do uso de resíduos da construção civil obrigatoriamente nas suas obras de pavimentação”, destacou.

O Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará - Vales do Jaguaribe e do Acaraú, que é coordenado pela SCidades, vai implantar duas centrais de tratamento de resíduos (CTR) unidades de reciclagem de resíduos da construção civil nos municípios de Sobral e Limoeiro do Norte, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde estas CTRs possuirão uma unidade específica para a reciclagem dos RCC.

De acordo com o coordenador da Saneamento da pasta, Alceu Galvão, “A iniciativa é necessária, pois com a construção das centrais de tratamento de resíduos pelo Estado, aumenta a necessidade de promover a utilização de resíduos da construção civil dos pavimentos no estado e nos municípios”, justificou.

DSC06463Um dos palestrantes do seminário, Rui Cunha, professor da Universidade de Lisboa, destacou a importância do encontro como uma oportunidade única de reunir gestores públicos municipais e estaduais, acadêmicos, autarquias, empresas privadas, empreiteiros e sociedade civil para discutir um tema, que embora dependa da ação do poder público, necessita ter como parceiros o restante da sociedade. “É um grande prazer fazer parte desse encontro para discutir vários eixos desse assunto e lançar novos desafios para desenvolver políticas públicas que permitam melhorar este setor”, ressaltou o professor.

Ainda como parte da programação, foram discutidos temas importantes acerca da legislação e normas técnicas em vigor (nacional, estadual e municipal), a obrigação e os limites na visão do Ministério Público para a aplicação do RCC processado em obras públicas, bem como propostas para o uso de resíduos da construção civil pelo setor público no estado do Ceará. O debate continua nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções, do município de Sobral.

Veja as Apresentações clicando AQUI

Dezembro 2017