gototopgototop

Entidades Vinculadas

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Instituto Brasil Solidário promove Seminário de Educação Ambiental
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Instituto Brasil Solidário promove Seminário de Educação Ambiental PDF 
Qui, 23 de Novembro de 2017 13:25

Com um projeto pioneiro no Brasil e que hoje, é uma referência em tecnologia social de sustentabilidade no município de Crateús, o Projeto LEVE (Local de Entrega Voluntária Escolar), idealizado pelo Instituto Brasil Solidário - IBS, estará entre as pautas do Seminário de Educação Ambiental, que acontece no próximo dia 27 de novembro nos municípios de Cascavel e Beberibe. O evento, faz parte das ações desenvolvidas pelo IBS, em parceria com a Secretaria das Cidades, através do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares) – Unidade Cascavel, contará com a presença de gestores municipais, coordenadores de escola, professores e alunos da região, para debaterem alternativas viáveis que podem unir a comunidade escolar e a gestão local para alcançarem soluções de impacto ambiental de forma efetiva no município.

Seguindo o mesmo modelo das atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE, do IBS, o seminário traz uma programação dinâmica e participativa, que para além do formato de debate, levará um jogo educativo que ressalta três pontos primordiais da educação ambiental: reduzir, reutilizar e reciclar. De forma lúdica e interativa, serão apontados vários fatores que contribuem para a produção mais limpa desde o ponto de produção até a venda de produtos em fábricas e empresas.

Para desenvolver a atividade e falar sobre o case de sucesso LEVE, responsável por reciclar 100% dos resíduos da área urbana de Crateús através da colocação de coletores nas escolas, o IBS, convidou a Gestora Ambiental, Márcia Andrade, que atuou como Secretária do Meio Ambiente de Crateús, no período que o projeto foi implementado, para compartilhar suas experiências enquanto gestora e educadora do município.

O LEVE está atualmente implantando em 31 escolas do município e já coleta 30 toneladas de papel e garrafas PET por ano. 20% da renda da venda dos recicláveis é revertida em compra de material esportivo, passeios para os alunos das escolas e em trabalho de inclusão social junto aos catadores. Em 2013 a Presidência da República reconheceu a proposta como uma das 4 melhores experiências de inclusão e coleta do Brasil.

 Parceria IBS e Secretaria das Cidades do Estado do Ceará

Foi em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo IBS na cidade de Crateús e replicado em Tamboril, por meio do Projeto LEVE, que a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, através do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares) – Unidade Cascavel, firmou parceria com o Instituto Brasil Solidário, para desenvolver as atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, nas escolas da rede pública dos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, que vem sendo realizadas desde o início deste ano, com ações de educação ambiental em eixos da arte, cultura, incentivo à leitura, saúde, todos com reutilização e reaproveitamento de materiais recicláveis em vários ambientes da escola.

Diante dessa parceria, o Instituto Brasil Solidário surge para fortalecer as estratégias de foco do Consórcio COMARES, que atua promovendo e articulando ações que possam fomentar ideias e soluções para os problemas relacionados aos resíduos sólidos nos municípios atendidos. Unindo a expertise do IBS com atividades educacionais de referência e que tem gerado resultados efetivos e de multiplicação em escolas de várias regiões do Brasil, e o alcance do COMARES em articulações com as instituições representativas da sociedade e os órgãos públicos locais, a iniciativa pretende alcançar desde a comunidade às autoridades públicas com sugestões que podem se tornar políticas públicas eficientes de preservação ao meio ambiente.

O Seminário de Educação Ambiental surge com a proposta de somar junto as ações já implementadas ao longo do ano, na escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe/CE, escolhida como “escola modelo” para a aplicação do PDE, e que sediou as formações realizadas para os professores dos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, no Ceará. A escola já conta com um espaço para coleta seletiva e muitos outros ambientes produzidos e decorados pelos próprios alunos e professores com materiais reutilizáveis, como o escóvodromo sustentável, a biblioteca com prateleiras, caixotes e banquetas feitas de paletes, além do material do teatro de bonecos feitos pelas mãos de alunos e familiares com retalhos e tecidos coletados na comunidade.

O Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma realização do Instituto Brasil Solidário, em parceria com empresas e fundações privadas como: Echoenergia, Instituto Samuel Klein, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch, além do apoio das Prefeituras Municipais dos Municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama e o Governo do Estado do Ceará – Secretaria das Cidades (Consórcio COMARES).

   LEVE 0

 

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Gabriela Martins

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 

 

 

Calendário

Fevereiro 2018
2a 3a 4a 5a 6a S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4