Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Secretaria das Cidades entrega Planos de Mobilidade Urbana para quatro Municípios
Secretaria das Cidades entrega Planos de Mobilidade Urbana para quatro Municípios PDF
Seg, 08 de Janeiro de 2018 11:54

fotoplanomobreuniao1-site

Na manhã desta segunda-feira (08), o secretário Adjunto das Cidades, Germano Fonteles, entregou os Planos de Mobilidade Urbana dos municípios de Sobral, Forquilha, Coreaú e Aracati. Os planos foram desenvolvidos por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais- Vale do Jaguaribe e Acaraú, da Secretaria das Cidades, com financiamento de R$ 1.558.781,01, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os Planos de Mobilidade Urbana começaram a ser elaborados em 2016 por equipes locais designadas pelos municípios, receberam a assessoria da empresa Idom, contratada pela SCidades e a contribuição da população por meio da realização de audiências públicas. Concluídos em 2017, os planos têm o objetivo de capacitar as prefeituras municipais de instrumentos atualizados de planejamento e ordenamento de seu território, promovendo uma mobilidade urbana sustentável que permita aos cidadãos o direito de acesso seguro e eficiente aos espaços urbanos nos próximos dez anos.

DSC09861site---planos2

Além da entrega dos Planos de Mobilidade Urbana, os representantes dos quatro municípios receberam as cartilhas educativas, que visam, de maneira resumida e didática, disponibilizar os conteúdos por meio de uma linguagem acessível, com elementos ilustrativos, de forma a possibilitar a compreensão mais clara para a população.

Durante a reunião, o secretário Adjunto das Cidades, Germano Fonteles, agradeceu a colaboração dos municípios para a construção dos planos e ressaltou a importância do comprometimento dos gestores na sua execução. “Os planos devem ser utilizados no dia a dia e seguidos. Eles foram construídos por vocês com a assessoria da Secretaria. Tenho certeza que os planos vão contribuir muito para o município de vocês”, ressaltou o secretário.

Os projetos de lei instituindo os Planos devem ser submetidos pelo executivo à Câmara de vereadores. Quando criada, a lei credenciará o município para receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana, conforme determina Política Nacional de Mobilidade Urbana, através da Lei Nº 12.587, de 3 de Janeiro de 2012.

Participaram da reunião o prefeito de Coreaú, Carlos Roner, o vice-prefeito de Forquilha, Régis Prado, a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral, Marília Gouveia, o secretário da Segurança Pública de Aracati, Cel Werisleik Pontes, o deputado Estadual Osmar Baquit e técnicos da Secretaria das Cidades.

Coordenadora de Comunicação: Karla Camila- > > Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   (85)-3207.5249

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Janeiro 2018