Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Secretário das Cidades assina Ordem de Serviço para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral
Secretário das Cidades assina Ordem de Serviço para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral PDF
Sex, 09 de Fevereiro de 2018 12:06

Foto: Prefeitura Municipal de Sobral/Divulgação

O Secretário das Cidades, Jesualdo Farias, assinou, esta semana, Ordem de Serviço com o objetivo de elaborar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral (RMS). A iniciativa é desenvolvida por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II), por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de R$ 2.350.591,84. A prestação dos serviços está sob responsabilidade do Consórcio Planmetro-Sobral e tem prazo de execução de oito meses.

O trabalho a ser realizado consiste em construir uma agenda de desenvolvimento de ações voltada para o planejamento urbano integrado da Região Metropolitana de Sobral, de acordo com o Estatuto da Metrópole, instituído através da Lei n° 13.089/2015. Os principais objetivos do plano são: Identificar as funções públicas de interesse comum para que os projetos elaborados em regime de cooperação respeitem as especificidades locais dos municípios envolvidos; Considerar no processo de planejamento e execução das políticas públicas a integração social, econômica, ambiental e territorial dos municípios e da RMS; Construir um sistema democrático e participativo de planejamento e gestão da RMS; Garantir a justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do processo de urbanização, transferindo para a comunidade local a valorização territorial decorrente das intervenções do poder público no território e Definir as diretrizes para as funções públicas de interesse comum, incluindo projetos estratégicos e ações prioritárias para investimentos.

A partir da emissão da Ordem Serviço, o Consórcio está elaborando o plano executivo de trabalho, que deverá ser apresentado para gestores, técnicos, e população em geral, no dia 28 de fevereiro, em Sobral, envolvendo representantes de todos os municípios da RMS. A Região Metropolitana de Sobral (RMS) é composta pelos seguintes municípios: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota.

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Fevereiro 2018