gototopgototop

Entidades Vinculadas

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Plano de Arborização de Sobral recebe Ordem de Serviço
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Plano de Arborização de Sobral recebe Ordem de Serviço PDF 
Sex, 23 de Março de 2018 07:11

1OSSOBRAL

Nesta quinta-feira (22), o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, e a Vice-prefeita de Sobral, Christianne Marie Aguiar Coelho, assinaram a Ordem de Serviço para elaboração do plano de Arborização do município. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe / Vale do Acaraú, da Secretaria das Cidades, e recebe investimento de R$ 622.644,68, por meio de um empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O plano elaborado pela empresa Architectus S/S está previsto para ser executado em seis meses e tem o objetivo de orientar as ações do poder público no planejamento, execução e gestão da arborização urbana, buscando proporcionar o aumento de áreas verdes por meio do estabelecimento de diretrizes de execução, com metas para curto, médio e longo prazo.

4OSSOBRAL

O Plano de Arborização Urbana é um instrumento complementar ao Plano Diretor municipal, devendo estar em consonância com a Lei Orgânica do Município, e tem a função de evitar e corrigir as distorções provocadas pelo crescimento urbano desordenado sobre o ambiente natural. De acordo com a Constituição Federal (art. 30 e art. 182) e o Estatuto da Cidade (Lei n° 10.257/01), cabe ao município criar, preservar e proteger as áreas verdes da cidade e também o sistema de arborização, que devem ser incluídos na sua política de desenvolvimento urbano.

3OSSOBRAL

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias, reflete sobre a importância da Educação e do investimento em urbanização sustentável para a redução da violência.  “Estamos dando demonstrações de que é possível criar condições de convívio sustentável com o meio ambiente, que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da educação e da saúde. A mudança se faz investindo em condições urbanas apropriadas para que as pessoas tenham acesso a espaço público, tenham tranqüilidade de sentar na sua calçada, e as pessoas tenham visão da importância do espaço público. Desta forma, certamente não haverá oportunidade para que a violência avance. Todas as cidades do mundo resolveram o problema da segurança dessa maneira, com planos sustentáveis ambientais, de arborização, planos urbanos adequados à cultura e à vocação de cada município, tudo isso eu vejo em Sobral”. ressalta o secretário das Cidades. 

2OSSOBRAL

Também estavam presentes no evento o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), Jorge Trindade, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Gouveia, o coordenador do Plano de Arborização de Sobral Bruno Ary Ferreira, a coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Programa (UGP) da SCidades, Carolina Rocha,  a vereadora Alessandra Ponte, o vereador Rogério Arruda, além de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e do (UVA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Karla Camila- coordenadora- >  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Melissa Campos->   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Patricia  Marinho- >  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

Calendário

Abril 2018
2a 3a 4a 5a 6a S D
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6