Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Quase mil famílias são beneficiadas com apartamentos de residencial no Jangurussu
Quase mil famílias são beneficiadas com apartamentos de residencial no Jangurussu PDF
Sex, 23 de Março de 2018 13:10

“Esperei a vida toda para ter o meu lar. Depois de tentar tantos anos, agora conquistei. É emoção que não dá para explicar”. As palavras de celebração da empregada doméstica Maria Teixeira, 58, expressam a alegria de centenas de fortalezenses do bairro Jangurussu. Ela faz parte do grupo de 944 famílias que foram beneficiadas, nesta sexta-feira (23), com a entrega da terceira etapa do residencial José Euclides Ferreira Gomes, um sonho alcançado pela comunidade por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.

MG 2536.1

A entrega das chaves das residências foi iniciada na solenidade que contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, e do vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza.

Ao visitar os empreendimentos no Jangurussu, Camilo lembrou que, apenas em Fortaleza, o Governo do Ceará entregou 6.664 unidades, beneficiando 28.691 pessoas, com um investimento de R$ 392,2 milhões.

“Neste momento, Fortaleza tem a maior quantidade de construção de habitação popular. São vários empreendimentos em andamento e sendo entregues. Aqui é a terceira etapa do José Euclides, que representa quase 3 mil unidades. É praticamente uma cidade de pequeno porte do Ceará, com toda a infraestrutura de saneamento, lazer, com ações sociais, escola, creche. É uma alegria muito grande estar aqui hoje, juntamente com a Caixa Econômica, para garantir o sonho dos cearenses terem direito a uma moradia de qualidade, a uma casa própria”, afirmou o chefe do Executivo.

MG 3447

José Euclides Ferreira Gomes

Em toda a estrutura do residencial, são beneficiadas 2.992 famílias. Destas, 1.488 foram contempladas com seus imóveis em agosto de 2017. Outras 560 receberam em dezembro do ano passado. A construção envolveu investimento total de R$ 206,4 milhões, sendo R$ 188,4 milhões do Governo Federal e R$ 17,9 milhões de contrapartida do Governo do Ceará.

Os apartamentos construídos no empreendimento são destinados às famílias oriundas dos projetos Maranguapinho, Cocó e de áreas de risco de Fortaleza.

Uma delas é a família da Maria da Costa, 70. A dona de casa deixará a “vida apertada” de aluguel para se mudar com seu filho para uma das residências nesta terceira etapa do residencial. Para ela, com a política, o povo é premiado pela luta que tem diariamente para, dignamente, buscar uma casa melhor para repousar e criar seus filhos.

“Agora eu sei que vou poder ter a tranquilidade de passar os dias na minha casa, no meu lugar. Estou deixando de viver na casa dos outros para morar na minha, que é bonita e com estrutura nova. Estou muito feliz”, sorriu.

MG 2468

Pactuação

A pactuação de gestores cearenses em todas as esferas políticas foi destaque nos discursos durante a solenidade de entrega das unidades habitacionais. Para o senador Eunício Oliveira, a articulação entre Governo do Ceará, Governo Federal e Prefeitura de Fortaleza só traz mais força para o desenvolvimento do Estado e melhora a vida da população mais necessitada.

“Essa parceria de Município, Estado e União faz com que a sociedade possa ter esperança de que essa unidade em torno de ações para a população possa dar muitos resultados”, afirmou.

Sobre o residencial, o prefeito Roberto Cláudio ressaltou que Prefeitura e Governo tem se esforçado para ampliar as ações sociais para o entorno da população que se concentra no José Euclides. “Há um conjunto de investimentos em equipamentos sociais. Há um posto de saúde novo recém-inaugurado, um conjunto de creches inauguradas depois do anel viário, estamos trabalhando agora na construção de escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio para essa ‘nova cidade’ que nasce aqui”.

MG 2481

Abril 2018