O PDUI da Região Metropolitana do Cariri (RMC) estabelecerá diretrizes, projetos e ações para a região se constituindo num instrumento para o seu desenvolvimento sustentável e equilibrado. Contemplará a elaboração de diagnóstico e diretrizes de ação nos próximos 10 anos para as seguintes Funções Públicas de Interesse Comum dos municípios integrantes da RMC: a promoção do desenvolvimento sustentável (que envolve a ação integrada nas áreas de gestão ambiental, saneamento e gestão de recursos hídricos) e a promoção da mobilidade urbana.

O conjunto urbano da Região Metropolitana do Cariri (RMC) está situado a uma distância média de 600 km das duas metrópoles regionais nordestinas mais próximas, Fortaleza e Recife. As três cidades principais (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha) mantêm vínculos estreitos tanto em termos de proximidade territorial quanto relacional, sobretudo pela relação de complementaridade socioeconômica no Cariri cearense.

 

A Região Metropolitana do Cariri foi criada tanto para reduzir as disparidades econômicas e sociais entre a capital e o interior, como para minimizar o desenvolvimento desigual do triângulo CRAJUBAR em relação aos municípios vizinhos e foi idealizada pelo governo estadual visando a criação de um novo polo de desenvolvimento socioeconômico que pudesse dividir com a Região Metropolitana de Fortaleza a atração de investimentos e ampliar a qualidade de vida de sua população. O Cariri se constituiu como região metropolitana em virtude de ser a segunda região urbana mais expressiva do estado, dada com a conurbação formada pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, denominada de CRAJUBAR.

 

Essa região metropolitana é, atualmente, composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. A RM do Cariri possui uma área total de 5.456,01 Km2 (IBGE, 2010)

 

Agenda

 

Documentos

 

Participação Social

 

Voltar