SCidades entrega equipamentos para equipes sociais do Programa Águas do Sertão

28 de julho de 2021 - 10:14 #

A Secretaria das Cidades realizou nesta segunda-feira, 26, o treinamento das equipes de assistentes sociais que farão as visitas técnicas do Programa Águas do Sertão em comunidades de 96 municípios do Estado do Ceará. O Projeto tem o objetivo de implantar soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário, reduzindo a vulnerabilidade e fortalecendo a resiliência da população rural cearense às secas e à escassez de água.

Ainda durante o momento, que contou com a participação do Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; do presidente da Cagece, Neuri Freitas; e do diretor de negócios do interior da Cagece, Helder Cortez, as equipes sociais receberam notebooks e veículos novos para o apoio às viagens pelos municípios cearenses.

“Foi dado mais um importante passo para levar o tão sonhado abastecimento de água a essas comunidades, beneficiando cerca de 200 mil cearenses”, frisa o secretário Zezinho Albuquerque.

O Programa Águas do Sertão é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, da Cagece e do Sisar e tem um investimento total de 62 milhões de euros, 50 milhões provenientes de financiamento com Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) e contrapartida de 12,5 milhões de euros do Governo do Estado.

Segundo Edital do Programa:
O segundo edital estabelece que municípios com comunidades selecionadas no primeiro edital não poderão indicar novas comunidades. Além disso, só poderá ser selecionada uma comunidade por município.
Os critérios de seleção para os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) são: Localidades rurais com mais de 70 famílias; Disponibilidade de mananciais; Disponibilidade de energia elétrica; Associação comunitária regularizada; e Unidade com o propósito de aderir ao modelo de gestão SISAR.

Já os critérios de prioridades para o SAA são: Maior número de famílias; Municípios com menor IDH, e que vem sendo atendidos por carro pipa, pelo menos nos últimos dois anos; e Custo per capita menor que R$ 1.500 por habitante.

Os detalhes do edital, anexo e notas técnicas podem ser consultados em http://sistemas.cidades.ce.gov.br/pas/.