Artesãs de Paracuru participam do Dragão Fashion

11 de maio de 2011 - 14:01

p>Roupas e acessórios feitos à mão em Paracuru (98 km de Fortaleza) serãoexpostos no Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda do Ceará e com destaquenacional, que ocorre de 12 a16 de abril, no Centro de Convenções. As peças são feitas por 23 costureirasque se associaram e criaram a marca Costurarte. Para iniciar a produção, oGrupo de Costureiras e Artesãs de Paracuru recebeu o incentivo da Secretariadas Cidades. Com R$ 135 mil do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) e do BNDES, ogrupo iniciou uma produção que chega, hoje, a 400 peças por mês.

Com o dinheiro as mulheres compraram máquinas de costura, computadores, câmerasfotográficas, impressoras e matéria-prima. As costureiras aprenderam a produzirseus catálogos, cartão de visita e embalagens. Com o sucesso do negócio, quefoi iniciado em 2009, asede da associação acabou virando loja e hoje são expostas peças de diferentesgostos, entre roupas, chapéus e jogos de cama e mesa. Uma parte do materialsegue para ser exposto em eventos especiais.

Hoje as artesãs têm sede própria que conta com auxílio da prefeitura deParacuru. Com isso, a loja da associação fica localizada em um dos locais maismovimentados de Paracuru, próxima a vários pontos comerciais.

 

Sustento da casa vem da associação

 

Dona Benedita de Souza, tesoureira da associação, conta que é separada e sustentaa casa e os filhos com o dinheiro que ganha com a criação e confecção daspeças. Estar participando do Dragão Fashion é uma coroação para o trabalhodessas mulheres que dedicam seu tempo para construir peças, e com isso realizamos seus sonhos. Mulheres como dona Oscarina, 51 anos. Ela se sente orgulhosapelo reconhecimento do seu trabalho?. Mais que um passatempo, a costura se transformouem sonhos realizados com a compra de bens para a família.

 

Secretaria desenvolve vocações locais

 

O auxílio a grupos de trabalhadores faz parte do trabalho da Secretaria dasCidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APL?s) são criados respeitando as vocaçõesdos produtores locais. Os recursos são captados no Governo do Estado, por meiodo Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), e no governo Federal, por meio do BancoNacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Produtos já foram expostos fora do Brasil

 

Além do Dragão Fashion, as artesãs já participam de feiras em vários municípiosdo Ceará, como Tejuçuoca, Lagoinha, Taíba e Crato. Os produtos delasatravessaram fronteiras e já foram vendidos até para a Alemanha. Com todo essetrabalho e organização, as 23 costureiras, que antes faziam um artesanatoprimitivo em suas casas, sem noção de preço, hoje são associadas do grupo eparticipam de diferentes cursos de aperfeiçoamento por meio do SEBRAE.

 

 

Serviço:

Dragão Fashion Brasil 2011

Data: 12 a16 de abril

Local: Centro de Convenções de Fortaleza

 

Giselle Dutra / Márcio Teles

Assessoria de comunicação

Secretaria das Cidades

@SCidades

Tel: 85 3101-4462

Cel: 85 8603-0369;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;