Quem é Quem

 

Secretário das Cidades

Zezinho Albuquerque

Zezinho Albuquerque é natural de Massapê (CE) e está em seu nono mandato de Deputado Estadual. Ao longo deste período foi por três vezes Presidente da Assembleia Legislativa, três vezes primeiro vice-presidente e três vezes o primeiro secretário. Sua trajetória no parlamento converge com sua atuação na gestão pública. Zezinho é reconhecido como político que atua na defesa e fortalecimento dos municípios cearenses, ao passo que entre 2019 e início de 2022, já esteve a frente da Secretaria das Cidades.

Contato
zezinho.albuquerque@cidades.ce.gov.br
(85) 3108.2619

Secretário Executivo de Saneamento

Marcos Cals

Graduado em Sociologia, com MBA em Gestão Pública e Logística. Entrou muito jovem na política, influenciado pelo pai, o ex-governador do Ceará, César Cals. Aos 22 anos conquistou a primeira vitória nas urnas, sendo eleito o mais novo deputado estadual da história do País. Exerceu seis mandatos na Assembleia Legislativa do Ceará. Ocupou por duas vezes o cargo de primeiro-secretário da Assembleia, e posteriormente, foi eleito Presidente da Casa Legislativa por duas vezes. Foi secretário da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e superintendente do INCRA no Ceará.

Contato
marcos.cals@cidades.ce.gov.br
(85) 3108.2599

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna

Carlos Edilson Araújo

Agrônomo, especializado em Padronização de Processos e em Controladoria e Auditoria Interna, é servidor de carreira da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, onde exerceu vários cargos e funções, tendo atuado como Secretário nas Comissões Parlamentares de Inquérito do “Desmonte” e dos “Grupos de Extermínio”, que investigaram, respectivamente, a ocorrência de irregularidades na administração do patrimônio público de Municípios cearenses após as eleições de 03 de outubro de 2004, e, o envolvimento de policiais militares na prática de crimes de extermínio no Estado do Ceará. Assumiu as funções de Secretário Executivo da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará no período de 2007 a 2010; de Coordenador Administrativo-Financeiro da Procuradoria Geral do Estado do Ceará entre os anos de 2011 a 2016; e, de Coordenador Administrativo-Financeiro da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará nos anos de 2016 a 02/2019.

Contato
edilson.araujo@cidades.ce.gov.br
(85) 3108.2605

Secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano

Weber Araújo

Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com especialidade em Projetos Agropecuários. Coordenou o escritório local da EMATERCE de Parambu e Russas no período de 1977 a 1992, na função de extensionista agrícola. Foi professor do estado, tendo lecionado as cadeiras de matemática e física no Colégio estadual Governador Flávio Marcilio em Russas/CE. Foi prefeito do município de Russas em quatro mandatos (1997-2004) e (2013-2020). Atuou ainda no setor público como deputado estadual assumindo a Assembleia Legislativa no período de 2009-2010, tendo sido eleito o primeiro suplente do PSL. Atuou ainda nos cargos de Diretor Operacional da CAGECE (2007-2008) e Diretor Técnico do Instituto Agrópolos (2009-2010).

Contato
weber.araujo@cidades.ce.gov.br
(85) 3108.2603